Uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba nesta sexta-feira, às 18h, vai dar início ao processo eleitoral para escolha da direção sindical que vai estar à frente da entidade de 2014 a 2017. Caso não haja quórum para votação às 18h, uma nova chamada para a assembleia será realizada às 19h, no mesmo dia e local.
A assembleia vai definir as datas dos dois turnos das eleições metalúrgicas, que devem acontecer nos próximos meses, de acordo com o Estatuto da entidade. Os associados presentes também vão definir as fábricas onde haverá eleição em primeiro turno, para escolha dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE).
No segundo turno, os sindicalizados de todas as fábricas vão eleger os membros da Direção Executiva e dos Conselhos da Direção e Fiscal.
Comitês sindicais
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região é um dos sete únicos do país onde os trabalhadores elegem seus representantes no modelo caracterizado pelo CSE, que amplia a representação no local de trabalho.
Na assembleia desta sexta também serão definidos os membros da Comissão Eleitoral, que vai coordenar as eleições; e as normas do Regimento Eleitoral.
Somente metalúrgicos sindicalizados da região, em pleno exercício de seus direitos como associado, podem participar da assembleia.