A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) vai selecionar artesãos de Sorocaba interessados em expor e comercializar seus produtos nos espaços comerciais existentes em três dos oito módulos bicicletários existentes na cidade.
Os interessados devem comparecer nesta sexta-feira, dia 13, às 10h30, no salão de vidro do Paço Municipal, para formalizar o interesse e conhecer em detalhes todas as questões pertinentes à utilização dos espaços. O edital de chamamento foi publicado no Jornal do Município de sexta-feira, dia 6.
Os futuros espaços de artesanato terão como objetivo incentivar e promover o trabalho artesanal local e estarão localizados no Parque Ipiranga, no Largo do Rosário e ao lado ponte da Rua 15 de Novembro.
A seleção dos artesãos que poderão comercializar seus produtos nos espaços ficará a cargo da Curadoria de Artesanato, criada por decreto nº 21.167, de 7 de maio de 2014.
O Fundo Social de Solidariedade e o Artesanato
O Fundo Social de Solidariedade têm estimulado significativamente a produção artesanal de Sorocaba com o objetivo de incentivar e promover a criatividade e qualidade artística nos trabalhos artesanais da cidade.
Em 2013, através de um edital de chamamento publicado no Jornal do Município, o Fundo Social contratou 14 artesãos para a confecção de seis mil brinquedos para a festa Natal Dourado: Arte e Magia.
No ano passado, através de uma parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), ofereceu cursos de aprimoramentos nas áreas de bordado, marcenaria, cerâmica, renda, tecelagem, tapeçaria, mosaico, além de aulas teóricas abordando temas como Cultura e Artesanato, Arte e Artesanato, Cultural Local e Artesanato e empreendedorismo.
Também foi criada a Curadoria de Artesanato (decreto nº 21.167/14). Entre as funções da curadoria está o acompanhamento das ações de aprimoramento do artesanato sorocabano, bem como analisar amostras dos produtos a fim de escolher trabalhos para serem comercializados em diversos locais.
Ainda em 2014, o Fundo Social, em parceria com a Secretaria da Cultura, promoveu a Feira de Natal do Parque das Águas, mais um espaço para que artesãos pudessem comercializar seus produtos durante as festas de fim de ano. Além da oportunidade de apresentar e comercializar os produtos natalinos à comunidade, os artesãos participaram de dois concursos que premiaram a melhor peça artesanal natalina e a tenda mais bem decorada.
Para 2015/2016, a intenção é trabalhar no sentido de criar um Mercado de Arte, espaço físico que possa abrigar uma feira permanente, tornando-se inclusive um ponto turístico para a cidade.
Neste momento, outros espaços de comercialização estão sendo estudados. Além dos bicicletários, alguns shoppings já foram convidados a participar, cedendo um local para a colocação de estande onde os artesãos terão a oportunidade de expor e comercializar trabalhos artesanais de qualidade e de acordo com o público específico de cada shopping.
Estas são algumas das ações empreendidas pela Prefeitura Municipal em prol do artesanato. A intenção é que os artesãos tenham seus trabalhos cada vez mais reconhecidos pela comunidade, podendo ampliar a comercialização de seus trabalhos.