Busca
Busca
Consciência Negra

Arte e Resistência marcaram a 5ª Mostra de Cultura e Arte Negra no SMetal

Evento foi organizado pelo Coletivo Racial e realizado no último sábado, 16

Janaína Caldeira
Foguinho/Imprensa SMetal

A atividade aconteceu no último sábado,16, na sede do SMetal.

Como diz a canção ‘Sorriso Negro’, “um abraço negro traz felicidade”. E o público sentiu-se abraçado na 5ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, no último sábado, 16. Realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o evento organizado anualmente pelo Coletivo Racial do SMetal reuniu arte, cultura, resistência e reflexão, em comemoração ao mês da Consciência Negra. Veja aqui a galeria de fotos da atividade.

A programação contou com Feira Afro, Poesia dos alunos da Escola Estadual José Quevedo com o projeto ‘Versos da Igualdade’, roda de capoeira, desfile afro, dança com a Galera do Passinho e com o grupo Ponto 3 Samba-rock, além de muito samba com os grupos Pérolas de Samba, composto por mulheres sambistas, e Semente do Samba.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, comemorou a realização da mostra e destacou o papel da entidade, enquanto Sindicato Cidadão, na luta por dignidade, não só para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, mas por toda a sociedade.

“Essa atividade demonstra que estamos nos organizando, nos estruturando para defender o que esse Sindicato sempre luta e acredita que é um país mais digno e justo para todos”, ressalta.

O coordenador do Coletivo Racial do SMetal e trabalhador da Clarios, Everton da Silva Souza, abriu as atividades lembrando a importância da luta antirracista. “Nós, do Coletivo Racial, temos como lema o combate ao racismo, uma luta amarga e diária, mas uma necessidade. Que bom podermos contar com vocês aqui nesse evento de resistência”, diz o dirigente, ao agradecer o público presente. Além de Everton, a organização do evento contou com a contribuição da produtora Magda Barbosa.

Foguinho/Imprensa SMetal

Roda de capoeira foi uma das atividades durante o dia.

Consciência Negra

O mês de novembro é consagrado como o mês da Consciência Negra, voltado para discussões e mobilizações em torno da luta contra o racismo na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro marca a data do assassinato de Zumbi dos Palmares, importante liderança do Quilombo dos Palmares, uma forma de luta dos escravizados durante o período colonial do Brasil. Pela primeira vez, o dia 20 será feriado nacional.

O secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, lembrou a importância da data para reflexão e luta em prol dos direitos e conquistas do povo preto. “Inclusive é importante para a mobilização do povo preto, para fazer suas pautas passarem não só no Congresso Nacional, mas em todo o país, nos estados e municípios”, lembrou o secretário, recém-eleito vereador em Sorocaba.

Foguinho/Imprensa SMetal

O grupo Semente do Samba encerrou a atividade no sábado, 16.

tags
consciencia negra mobilização mostra de arte e cultura novembro negro Racismo ubuntu
VEJA
TAMBÉM