Em assembleia realizada sexta-feira, dia 13, à tarde, diante da portaria da fábrica, os trabalhadores na Scania, em São Bernardo, rejeitaram proposta para a data-base e PLR. Em seguida aprovaram aviso de greve e decidiram cruzar os braços a partir de hoje.
Após a assembleia de sexta, o aviso de greve foi entregue para a direção da empresa, que marcou reunião para amanhã, terça-feira, dia 17. Até lá os trabalhadores devem seguir as orientações do Sindicato e do SUR/CSE.
Nas montadoras, acordo é por empresa
As montadoras da base dos Metalúrgicos do ABC estão fora da Campanha Salarial da FEM-CUT deste ano. Isto acontece porque os acordos nestas empresas estão sendo feitos por fábricas, já que envolvem negociações de reestruturação, com a chegada de novos produtos.
Na Volks, por exemplo, os companheiros aprovaram proposta por cinco anos durante assembleia realizada em março de 2012, que garantiu a permanência da planta de São Bernardo por, pelo menos, dez anos.
Acordos
Na Ford, os trabalhadores aprovaram acordo por dois anos, após o Sindicato negociar investimentos com a montadora que resultaram na produção de três novos modelos -um carro e dois caminhões – no ABC.
O acordo na Toyota também prevê a chegada de investimentos na planta de São Bernardo e a produção de um novo carro.
Na Mercedes, a campanha salarial de 2013 também está concluída.