Os metalúrgicos da Tecforja, em Sorocaba, pararam a produção da empresa o dia todo nesta segunda-feira, dia 23, para exigir o pagamento do adiantamento salarial (vale), que estava atrasado desde o dia 20. A paralisação começou no primeiro turno e encerrou-se na entrada do terceiro turno, às 22h, após os trabalhadores confirmarem o depósito do vale em suas contas bancárias.
O protesto foi liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal). A empresa alegou dificuldades financeiras.
A Tecforja tem aproximadamente 80 funcionários e vem demonstrando problemas administrativos há mais de um ano. O Sindicato dos Metalúrgicos já teve que intervir para garantir pagamentos de salários atrasados, regularização de depósitos de FGTS, entre outros direitos trabalhistas.
A direção do Sindicato não ignora o fato de o setor de forjarias estar com a produção desaquecida nos últimos meses, mas ressalta que os atrasos trabalhistas na Tecforja são anteriores às dificuldades econômicas atuais do segmento.
Na negociação com o Sindicato, a direção da empresa afirmou que recentemente recebeu novos pedidos de produção e que existe a tendência de melhora da situação nos próximos meses.