Busca
Busca
Vitória estudantil

Após pressão, estudantes não mudam de escolas ano que vem

Alckmin (PSDB) recua e terá que dialogar, de verdade, com a comunidade escolar em 2016 sobre as mudanças na rede estadual

Imprensa SMetal
Vagner Santos/Imprensa SMetal

Na quinta-feira, dia 3, estudantes sorocabanos foram às ruas protestar contra a reorganização da rede estadual de ensino

Após um mês de mobilizações dos estudantes secundaristas promovendo ocupações em escolas e protestos nas ruas o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na tarde de hoje, dia 4, o adiamento da reestruturação da rede estadual de ensino.

Os estudantes também conseguiram derrubar o secretário estadual de educação, Herman Voorwald, que deixou a pasta após Alckmin se pronunciar, em coletiva foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sobre o recuo.

Diversas instituições como Ministério Público, OAB Estadual e universidades públicas, também repudiaram a medida de Alckmin, que não se baseia em projeto pedagógico, apenas corte de verba.

Em texto publicado na página da internet da Secretaria Estadual de Educação o tom é de adiamento da “reorganização”. “Decidimos adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola, com a comunidade, com os estudantes e, em especial, com os pais dos alunos. Acreditamos nos benefícios da reorganização, 2016 será um ano de aprofundarmos os diálogos”, disse Alckmin.

Em Sorocaba, os estudantes secundaristas afirmam que só desocuparão as oito escolas e a Diretoria Regional de Ensino (DRE) quando a decisão do governador tucano for publicada em Diário Oficial.

Mandados de reintegração

Ontem, dia 3, 19 mandados de reintegração de posse foram emitidos pela Justiça para as escolas ocupadas em Sorocaba. Todos com encaminhamento de ofício à Polícia Militar.

Preocupados com possíveis confrontos dos policiais com estudantes, como ocorreu na Capital, o vereador metalúrgico Izídio de Brito, a professora aposentada Iara Bernardi e o ex-deputado Hamilton Pereira se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 4, com o Comandante do Policiamento em Sorocaba tenente-coronel Marcos Antônio Ramos.

O comandante explicou que não recebeu nenhum ofício formalmente e que a PM só pode dar apoio ao Oficial de Justiça, caso ele solicite.

Esse pacote de 19 mandados, emitidos pelo juiz José Eduardo Marcondes Machado, não inclui a Diretoria de Ensino. Mas ainda na tarde de ontem, um procurador da Justiça resolveu estender a reintegração também para a DRE, só que até a tarde de ontem o pedido ainda não foi apreciado pela Justiça.

Até a manhã de hoje, dia 4, esses 19 mandados não tinham sido ainda distribuídos para nenhum Oficial de Justiça.

Virada cultural das ocupações

Neste final de semana, haverá virada cultural em todas as escolas ocupadas. Em São Paulo, o evento contará com participação do ator e cantor Paulo Miklos e do cantor Criolo, Maria Gadu e Edgar Scandurra também foram confirmados.

Em Sorocaba, artistas e professores apoiadores do movimento farão intervenções e apresentações nas instituições. Ao todo 194 unidades escolares estão ocupadas no Estado.

tags
2016 Alckmin alunos Educação ensino estado estudante estudantil rede Sorocaba
VEJA
TAMBÉM