Busca
Busca
Negociação

Após pressão dos trabalhadores e SMetal, reunião na Dana acontece na segunda

Metalúrgicos protestaram por duas horas na quinta contra falta de transparência e divergências referente às metas e valores da segunda parcela do PPR; Sindicato protocolou aviso de greve na empresa

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Metalúrgicos da Dana protestaram por duas horas na quinta-feira, 26

Metalúrgicos da Dana protestaram por duas horas na quinta-feira, 26

Após pressão dos trabalhadores e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), uma reunião com a direção da Dana foi marcada para a próxima segunda-feira, 30. O encontro busca uma saída para os problemas em relação ao Programa de Participação nos Resultados de 2022.

A direção do SMetal aponta uma grande diferença no valor da segunda parcela do PPR. Ainda segundo o Sindicato, a empresa não foi clara na divulgação das metas, o que afetou o resultado do Programa.

O diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), explica que a reunião de segunda-feira é fundamental para o andamento das negociações. “Estamos cobrando da empresa que responda aos nossos questionamentos e traga para os trabalhadores as informações de forma correta e clara. Não podemos aceitar que os metalúrgicos, que são os grandes responsáveis pela produção da Dana, sejam prejudicados”.

Bizu enfatizou que o resultado da reunião vai definir os próximos passos da mobilização. “Na paralisação de quinta-feira, dia 26, os trabalhadores já aprovaram o encaminhamento para a greve caso não haja avanço nas negociações. Portanto, dependendo do que acontecer nessa reunião a greve pode começar a qualquer momento. Se houver margem para negociar, voltaremos a dialogar com os metalúrgicos da Dana”.

Relembro o caso

Na quinta-feira, 26, os trabalhadores da Dana realizaram uma paralisação de duas horas para protestar contra falta de transparência e divergências referente às metas e valores da segunda parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022.

Na ocasião, os metalúrgicos concordaram em protocolar uma pauta junto a direção da Dana, na qual solicita a revisão do PPR 2022 e também apontam para uma greve, caso não haja avanços nas negociações.

Durante a assembleia, realizada nos três turnos da Dana, Bizu lembrou que um dos critérios para negociações de PPR, aprovados pela categoria em assembleia geral promovida em fevereiro de 2022, prevê que “a empresa fica obrigada a apresentar até o 15º dia do mês o relatório das metas do mês anterior, caso não apresente, as metas daquele mês considerar-se-ão atingidas”.

Além disso, a direção do SMetal cobra outras pautas importantes da empresa, como a valorização salarial, melhorias no convênio médico, excesso de horas extras e a negociação de um calendário de dias pontes.

“Vamos aproveitar essa reunião de segunda-feira para colocar esses temas na mesa e buscar caminhos para avançarmos também nesses temas. O compromisso do Sindicato é lutar sempre pelos direitos dos trabalhadores”, finaliza Bizu.

Denuncie represálias

A direção do SMetal reafirma que os trabalhadores devem denunciar à entidade qualquer represália ou pressão que possam sofrer ao retornar ao local de trabalho. A denúncia pode ser feita diretamente aos diretores, pelo telefone (15) 3334-5400 e WhatsApp (15) 99714-9534, ou ainda pelo canal de denúncia anônima do Portal SMetal (acesse aqui).

tags
Dana direitos greve Metalúrgicos ppr 2022 protesto sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM