Votorantim

Após negociação com o SMetal, Lumetal aplica aumento real nos salários

Reajuste nos salários é referente à Campanha Salarial de 2023; negociação com Sindicato também implementou cesta básica para os trabalhadores

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

A Lumetal fica em Capoavinha, em Votorantim.Após negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) , a Lumetal negociou um aumento real nos salários. O acordo, que inclui a implementação de cesta básica, foi aprovado em assembleia realizada nesta quarta-feira, 19.

Em 2023, os grupos patronais que representam as fábricas nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), não apresentaram propostas que contemplassem a categoria. Diante desta situação, o SMetal passou a negociar individualmente, por fábricas.

A Lumetal, que é representada pelo Grupo 8, passou a aplicar o reajuste da inflação, medida por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que acumulou em 4,06% entre setembro de 2022 e o mesmo mês no ano passado, sem diálogo com o Sindicato.

Após negociação realizada com o SMetal, os trabalhadores conquistaram um reajuste acima desse percentual, resultando em um aumento real, isto é, quando o salário tem um acréscimo fica acima da inflação, aumentando o poder de compra do trabalhador.

Além disso, as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que ampliam os direitos contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foram renovadas por meio de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), conta que é a primeira vez que a fábrica negocia com o Sindicato.

“Por isso reforçamos a importância do trabalhador procurar o sindicato, fazer denúncias quando algo não está correto, ou quando acreditam que podemos avançar em benefícios”, ressalta.

A Lumetal fica em Capoavinha, em Votorantim.

Leia mais: Consumo e PIB crescendo são destaques da economia brasileira

Campanha salarial 2024

A Campanha Salarial 2024 já começou: os sindicatos ligados à FEM-CUT/SP já entregaram as pautas de reivindicações da categoria do estado de São Paulo aos grupos patronais e estão em fase de negociação.

Neste ano, com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

“A situação da Lumetal demonstra a importância de construirmos negociações coletivas, para garantir que toda a categoria seja contemplada com o reajuste nos salários”, destaca Marcelinho.

campanha salarial 2023 Cesta Básica denúncia Lumetal negociação Pressão reajuste