Após intensa mobilização, os trabalhadores do grupo Schaeffler conquistaram, por meio de negociação entre empresa e SMetal, uma proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2016 que atende as reivindicações.
A proposta foi aprovada nesta segunda-feira, dia 1°, em assembleias realizadas nos três turnos.
Com o pretexto de crise econômica, a diretoria da empresa Schaeffler se recusava a oferecer valor de PPR maior em relação ao de 2015. Os trabalhadores já haviam recusado três propostas que estavam 30% abaixo do valor do PPR de 2015 e no dia 27 de julho realizaram uma passeata em frente da empresa contra a falta de diálogo e intransigência por parte da direção.
“Não avançamos como gostaríamos, mas esta conquista mostra que quando os trabalhadores têm ciência de seus direitos há união e ninguém os passa para trás. O Sindicato trabalhou firme para que isso acontecesse com materiais específicos nos quais informou os trabalhadores e evidenciou o descaso da empresa” afirma Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, membro do CSE da Schaeffler.
Com a aprovação, os trabalhadores recebem a primeira parcela nesta sexta-feira, dia 5, e a segunda parcela em fevereiro de 2017.