NEGOCIAÇÃO

Após denúncias, SMetal negocia aumento salarial na M.A Solar e EG Perfis de Alumínio

Empresas haviam aplicado o reajuste da Campanha Salarial de 2023 sem ganhos reais, com correção apenas da inflação do período; Sindicato recebeu denúncia e resolveu a questão

Caroline Queiróz Tomaz/ Imprensa SMetal

Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente sindical responsável pelas tratativas, conversa com os trabalhadores

Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma assembleia nas empresas MG Solar e EG Perfis de Alumínio para abordar um assunto sério: o reajuste salarial sem ganhos reais que havia sido aplicado na metalúrgica, referente à Campanha Salarial de 2023.

Após denúncias, a entidade organizou um encontro para conversar com os trabalhadores sobre a questão. De acordo com Marcelinho, as empresas haviam aplicado somente os 4,06% de aumento referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre setembro de 2022 e setembro de 2023.

O SMetal, no entanto, buscou negociar aumentos com ganhos reais para os trabalhadores. Após as conversas com o Sindicato, a M.A Solar e a EG Perfis de Alumínio enviaram uma proposta que foi aprovada, em assembleia, pelos trabalhadores. A proposta final foi de 5,5% de aumento real, o que implica no pagamento retroativo do que não foi acertado pelas empresas.

“É para isso que nosso canal de denúncias, que é completamente seguro e que preserva a identidade dos metalúrgicos, existe. Para que, através dele, possamos resolver pendências como essa”, afirmou Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente sindical responsável pelas tratativas com as pequenas e médias empresas sorocabanas.

Aumento real

De acordo com a subseção dos metalúrgicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a média de ganhos reais, referentes à última Campanha Salarial, foi de 2,19%. “É uma premissa desse Sindicato garantir que nossas negociações estejam para além da inflação”, reforça o dirigente sindical.

Vale ressaltar que, em 2023, por conta da morosidade dos patrões e não interesse em negociar coletivamente os reajustes salariais e as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), o Sindicato precisou negociar por empresas.

Diante desse cenário, a entidade reforça a importância das denúncias. O canal de atendimento via WhatsApp é uma das opções ou, então, o campo denuncie, preservando a identidade dos trabalhadores.

Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho) Campanha Salarial EG Perfis de Alumínio MG Solar