Busca
Busca
Brasil

Após ataques em Brasília, acampamentos golpistas devem ser desmontados

Direção do SMetal repudia destruição de prédios em Brasília e cobra punição exemplar de quem participou e financiou ataques; Sorocaba ainda tem acampamento golpista com conveniência da prefeitura 

Com informações da CUT Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ataques à prédios públicos ocorreram no domingo, 8

Ataques à prédios públicos ocorreram no domingo, 8

A manhã de segunda-feira, 9, começou com a repercussão dos atos terroristas ocorridos no domingo, 8, em Brasília. Centenas de bolsonaristas atacaram a destruíram as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

Como reação, o presidente Lula determinou intervenção federal na segurança pública de Brasília. O ministro do STF Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 anos e ordenou o fim de todos os acampamentos de bolsonaristas em todo o país no prazo de 24 horas.

Cerca de 40 ônibus com mais de 1.300 golpistas estavam sendo escoltados pela PM em direção à sede da Polícia Federal em Brasília para uma triagem. Ainda há dezenas de golpistas ainda nos acampamentos que também deverão ser levados à sede da PF, na manhã desta segunda-feira (9).

A determinação do ministro Alexandre de Moraes deve atingir Sorocaba, que ainda tem acampamento golpista instalado no bairro Santa Rosália. Conforme noticiou o Portal Porque, o local apresenta inúmeras irregularidades que vêm sendo sistematicamente ignoradas pelas autoridades locais, especialmente pela prefeitura da cidade, sob o comando do prefeito Rodrigo Manga (leia mais aqui).

A expectativa é que as autoridades policiais de Sorocaba acatem a ordem do STF e acabem com o agrupamento ainda nesta segunda-feira, 9. Até o momento, porém, não há qualquer movimento para desmobilizar os golpistas.

SMetal repudia terrorismo

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) repudiou a ação terrorista que deixou um cenário de destruição em Brasília. Para o presidente da entidade, Leandro Soares, é urgente que haja a identificação e punição dos envolvidos.

“Estamos diante de um dos mais graves ataques à democracia, um crime absurdo e lamentável. Isso é resultado do ódio e da desinformação espalhada por Bolsonaro nos últimos anos, levando a essa escalada violenta. Agora, é preciso acabar com todos os acampamentos de golpistas, que servem para estimular essas ações, e punir de maneira exemplar quem participou e quem financiou essa tentativa de golpe”.

Leandro destacou ainda que é uma vergonha para Sorocaba ainda ter acampamento de bolsonaristas. “O prefeito Rodrigo Manga é um claro apoiador do agrupamento instalado no Santa Rosália porque nada faz para cumprir a lei e tirar os golpistas de lá. Aliás, ele esteve com esses golpistas quando os mesmos fecharam a Raposo Tavares. É preciso que a lei seja cumprida e o prefeito tem que ser responsabilizado por esses ataques à nossa tão suada democracia”.

tags
ataque brasília bolsonaro brasilia golpe Golpistas Sorocaba terrorismo
VEJA
TAMBÉM