Aproximadamente 10 pessoas protestaram pela antecipação do fechamento do Posto de Saúde do bairro de Aparecidinha, em Sorocaba. A partir de agosto, o atendimento no local será encerrado às 17h. Antes, a prestação de serviço ocorria até as 19h. Três guardas civis da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) acompanharam a manifestação, que terminou de forma pacífica.
O Posto de Saúde de Aparecidinha, situado na rua Quirino de Melo, é a única referência dos moradores do bairro. Os manifestantes demonstraram indignação com o fechamento antecipado e aproveitaram para pedir a construção de um Pronto-Atendimento no local.
Como medida de economia adotada pela Prefeitura de Sorocaba, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Policlínica Municipal de Especialidades, o Serviço de Assistência Médica Especializada (Same) passam a atender das 7h às 17h, a partir desta segunda-feira (1º). Já o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) atenderá das 8h às 17h.
Conforme a Secretaria da Saúde (SES), as UBSs do Jardim São Guilherme, Laranjeiras e Brigadeiro, chamadas de unidades mistas, funcionam das 7h às 19h e no período da noite atendem como Pronto-Atendimentos (PAs); ou seja, o atendimento continua normalmente e não haverá mudanças. A medida foi adotada com a proposta de redução de gastos operacionais, inclusive com energia elétrica, telefone, água e outros. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a jornada de trabalho em nada prejudicará os servidores públicos e os serviços prestados à comunidade, tendo em vista que as medidas também serão de fundamental importância para controlar os gastos com folha de pessoal.