Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 04, os trabalhadores da Aluzinco aprovaram proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR). O benefício foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e, se comparado ao que foi pago em 2021, apresenta crescimento de 11%.
O pagamento do PPR será realizado em duas parcelas, sendo a primeira em maio de 2022 e a segunda prevista para o mês de outubro deste ano. De acordo com Wagner Bueno (Sorveteiro), dirigente sindical responsável pela tratativa com a empresa, essa é uma conquista do Sindicato e dos companheiros. “Neste momento de instabilidade econômica e inflação descontrolada é uma vitória conjunta garantir o benefício aos trabalhadores; ainda mais com crescimento”, comenta.
Inflação
A fala do dirigente sindical vai ao encontro dos últimos dados divulgados pelo IBGE. A inflação para a categoria metalúrgica, desde a última data-base, já é de 7,54%. O indicador, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mostra que o poder de compra do metalúrgico está defasado.
“Se antes negociávamos o PPR para ser um dinheiro a mais, hoje já sabemos que esses recursos estão indo para contas básicas dentro de casa. O salário já quase não consegue custear a alimentação, vestimenta, aluguel. Por isso, na próxima Campanha Salarial, será preciso força e união para repor essas perdas”, recorda Sorveteiro.
A Aluzinco é uma empresa que atua no segmento da fundição e fica localizada na cidade de Araçariguama — uma das 14 cidades que compõem a base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.