Busca
TRIBUNA POPULAR

Alunos do Instituto Federal de São Paulo pedem apoio por mais verbas

Falando em nome dos estudantes, Alexia Nascimento também pediu apoio dos vereadores contra a PEC 241, em tramitação na Câmara dos Deputados

Assessoria de imprensa Câmara Municipal de Sorocaba
Foguinho/Imprensa SMetal

Os alunos do Instituto Federal realizarão o aulão na praça da Bandeira, que fica ao lado do Pátio Cianê

Com o objetivo de criticar cortes de verbas na educação, estudantes do Instituto Federal de São Paulo estiveram na Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira, 30, quando a estudante Alexia Maria Notario Nascimento, falando em nome dos demais alunos, fez uso da Tribuna Popular. Segundo ela, os cortes na educação afetam profundamente o referido instituto, cujo campus, em Sorocaba, está situado em prédio da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no Bairro Santa Rosália, ao lado do Supermercado Extra.

Segundo a representante do instituto, foram cortados R$ 4 bilhões, o que coloca em risco a excelência do ensino oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo. “Queremos pedir o apoio dos vereadores, da Prefeitura e da população em geral. O Instituto Federal de São Paulo tem excelência de ensino, mas, com os cortes, não vamos conseguir formar alunos com a excelência pela qual primamos, o que, em última instância, prejudica toda a população de Sorocaba e região”, afirmou Alexia Nascimento.

“Somos responsáveis pela educação média e técnica, atendendo o ensino médio, com educação integral. E temos proposta de oferecer licenciatura em Sorocaba. Mas, para que ocorra essa expansão, não podemos ter corte de recursos”, afirmou Alexia Nascimento, que também solicitou o apoio dos vereadores contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 241 (PEC 241), em tramitação na Câmara dos Deputados. A PEC 241 estabelece um teto para os gastos públicos, limitando o aumento dos gastos da União à taxa de inflação do ano anterior. Essa medida, segundo os estudantes, caso seja aprovada, irá cortar recursos da educação.

Fundado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) conta, atualmente, com 38 campi em todo o Estado e cerca de 24 mil alunos, além de mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância. O instituto, que já teve os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, foi transformado, em 2008, no Instituto Federal de São Paulo.

tags
alunos Brasil camara dos deputados cortes Educação IFSP Sorocaba tramitação tramitação na camara tribuna popular verbas
VEJA
TAMBÉM