Busca
Artes cênicas

Alunos de curso sediado no SMetal se apresentarão no Teatro Municipal

Sob a direção de Edeméia Pereira, grupo fará a primeira apresentação após o término do curso de teatro e performará “Medéia, amor e vingança”, em releitura moderna do mito de Eurípedes

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Foto: Divulgação

Alunos ensaiaram para o espetáculo nas dependências do SMetal | Foto: Divulgação

Desde 2022, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) abriga cursos em parceria com a Associação de Eventos Culturais (Assec). Fruto dessa junção, se deu a formação de oito alunos em um curso de artes cênicas. Durante seis meses, eles foram introduzidos aos conceitos básicos desta arte, como o desenvolvimento da desinibição, criatividade, concentração e foco, além da execução de jogos de cenas.

Agora, com a base teatral formada, eles se apresentarão pela primeira vez com a peça “Medeia, amor e vingança” no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba. A estreia será no dia 11 de junho, às 20h e com entrada franca. Sob a direção da atriz, diretora e roteirista, Edeméia Pereira, os recém-formados performarão uma versão moderna do mito de Eurípedes.

De acordo com a Méia, como é conhecida no meio artístico, essa peça foi selecionada por trazer uma questão contemporânea. Ela explica que a história de uma mulher mais velha, que é abandonada pelo marido para se casar com uma mulher mais jovem, ainda é muito atual e transpassa a narrativa escrita há séculos, que se tornou um clássico da literatura grega.

Na concepção da diretora, não são somente ódio e vingança que circulam essa trama. Para ela, há outras camadas a explorar. “É importante voltar o olhar para Medéia e as questões feministas que circulam a história”, comenta. Em 1988, Méia já havia dirigido uma peça com esse tema e, em 2023, quis voltar e recontar a narrativa depois de 22 anos em um hiato criativo. “Eu tinha muita vontade de remontá-la, sob outro olhar, desta vez, mais maduro e mais compreensivo sobre a história da mulher que ama, sofre e odeia”, confidencia.

Além desta referência, o grupo trouxe ainda duas outras inspirações para a montagem, a adaptação de Luís Galdino chamada “Medéia, o amor louco” e o filme “Medéia”, de Lars Von Trier.

Para entregar a performance, os alunos ensaiaram de 6h30 a 8h semanais. No começo, os desafios foram diversos: decorar falas, ajustar a entonação, entender as marcações de cena. Mas, com tempo e muita prática, as dificuldades foram superaras e, segundo a professora, os aprendizes estão prontos para levar a peça ao público que comparecer ao Teotônio Vilela.

Mantovani

Não é de hoje que o SMetal se mostra comprometido com a pauta cultural. Um dos marcos em prol da população sorocabana, foi a inauguração do Espaço Cultural dos Metalúrgicos que funcionava na antiga sede, na rua da Penha. O local foi concebido como um núcleo de experimentação teatral em 1993. Encabeçando o projeto estava Carlos Mantovanni, um dos principais nomes artísticos em Sorocaba durante o século XX.

O espaço foi responsável por formar toda uma geração de artistas na cidade durante 10 anos. Para Leandro Soares, presidente do SMetal, ceder a estrutura para os ensaios e mantimento do curso de artes cênicas da Assec é uma forma de dar continuidade a este trabalho. “O Sindicato sempre abriu as portas para a classe artística na cidade e é uma honra participar da formação de novos atores e atrizes. Cultura é, também, um direito primordial da população”, reforça.

Dênis Vieira, maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba e membro da Assec, relata a expectativa para a apresentação. “Depois de muito tempo, com essa parceria com o SMetal, a Assec volta a promover eventos artísticos na área de artes cênicas, o que nos é muito importante porque dá sequência ao nosso propósito de democratizar a arte e levar a arte a todos”, comenta.

Elenco
Ana Julia Munhos Pereira                
Ana Nunes de Oliveira
Andréia Maria Vieira Nogueira
Domingos Roberto Júnior
Elisabete Delfino Germano
Ketylin Cação Pereira da Silva
Luis Severino Machado
Thara Wells

Iluminação
Claudinei de Jesus Rosa

Trilha
Eraldo Basso

Operação de Som 
Tânia Boy

Direção
Edeméia Pereira

tags
Arte Artes cênicas Assec Performance Sindicato Cidadão Teatro Teatro Municipal
VEJA
TAMBÉM