Foram distribuídos na tarde desta quarta-feira, dia 14, os alimentos arrecadados na 13ª edição do Dia Nacional da Coleta às 52 entidades cadastradas pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, que beneficiam quase 10 mil pessoas.
A Campanha aconteceu no último sábado, dia 10, e arrecadou 7.896 quilos de produtos não perecíveis em seis supermercados da cidade: Barbosa (Itavuvu), Carrefour Esplanada e Sonia Maria; Coop Árvore Grande e Itavuvu e Walmart. A arrecadação deste ano superou a de 2017, que foi de 6.621 quilos.
Em Sorocaba, a ação contou 457 voluntários de diversas associações, universidades e movimentos sociais, que passaram o dia nos supermercados participantes convidando as pessoas que faziam compras a realizarem doações.
Neste ano, a Universidade de Sorocaba (Uniso) também foi disponibilizada como ponto de captação de alimentos. “Alguns dias antes da realização da Campanha, os alunos puderam levar doações na própria Universidade. Somente lá foram arrecadadas mais de 1 tonelada de alimentos”, afirma a assistente social do Banco, Meire Ellen Rodrigues.
O Dia Nacional de Coleta de Alimentos ocorre desde 2006 em diversas cidades do Brasil e, em Sorocaba, é coordenado por José Antonio Colombo. A realização é da Sociedade Companhia das Obras do Brasil (CdO) e da Fondazione Banco Alimentare (Itália). Em 2019, a Campanha já tem data marcada, será no dia 9 de novembro.
Arrecadação pelo país
Em 2018, a Campanha, que chegou a 13ª edição, contou com mais de 6.400 voluntários pelo país, que passaram o dia em 281 supermercados pedindo doações. A arrecadação total foi de 199 toneladas de alimentos, realizada em 57 municípios.
As cidades que concentraram maior número de arrecadações foram São Paulo, com mais de 30 toneladas; Belo Horizonte e Barreiras (BA), com mais de 10 toneladas.