Por iniciativa dos deputados estaduais e ex-sindicalistas Hamilton Pereira e Luiz Claudio Marcolino, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma Sessão Solene na manhã de segunda-feira, dia 2, em homenagem aos 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A solenidade contou com a presença de prefeitos e vereadores de várias cidades do estado, bem como dezenas de representantes de sindicatos – de diversos setores – ligados à Central.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, destacou a atuação da Central nas últimas três décadas que, segundo ele, ajudou a mudar o país. “Nesses trinta anos a CUT vem sendo instrumento de luta da classe trabalhadora, lutando não apenas por mais democracia e por melhores condições de trabalho, mas, também, pela não retirada de direitos”, afirmou.
O deputado federal Vicentinho (PT), que já foi presidente da CUT, também prestigiou a sessão solene em homenagem à CUT, que hoje é a quinta maior central sindical do mundo. “Às vezes eu me pergunto o que seria da nossa classe [trabalhadora] se não fosse a CUT”, comentou, lembrando as várias tentativas de representantes do empresariado de tentar retirar direitos dos trabalhadores como a Emenda 3 e, agora, o PL 4330.
Ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, o deputado Hamilton Pereira destacou os valores com os quais a CUT foi construída. “Com honestidade, humildade, humanismo e paixão; assim se milita, assim se faz sindicalismo e política”, ressaltou.