Nesta quinta-feira, 20, a agenda dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) na Espanha seguiu com uma reunião em Madrid, no Grupo Gestamp. Leandro Soares, presidente da entidade, e Silvio Ferreira, secretário-geral, participaram de uma conversa com responsáveis pelo código de conduta e ética da empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté também esteve representado na agenda por Cláudio Batista da Silva Júnior (Claudião), presidente do Sindimetau.
Na pauta, estiveram assuntos como assédio e preconceitos. Mais precisamente, quais ferramentas e normas a Gestamp utiliza para combater essas problemáticas. De acordo com informações dos diretores, desde 2011 a empresa vem adotando políticas de conduta e ética que visam combater os preconceitos de gênero, raça e correlatos.
Para isso, o grupo se vale de orientações de uma auditoria externa, contratada para receber e acolher denuncias e relatos de trabalhadores que possam, de alguma forma, estar sendo afetados por qualquer preconceito e/ou práticas de assédio. Quem recebeu os sindicalistas e apresentou essas informação foi Maria Alonso, diretora de HSE (Environmental Health and Safety) no Grupo.
Além desse tópico, normas internas de saúde e segurança e igualdade salarial entre homens e mulheres também foram detalhadas pelos representantes da Gestamp. Na segunda parte da reunião, o assunto foi a política de igualdade, diversidade e inclusão. Uma apresentação com números, informações e dados técnicos foi exibida para Leandro e Silvio, que puderam trocar um pouco sobre a experiência do SMetal no assunto.
Essa agenda faz parte de uma série de encontros que o SMetal tem feito com o objetivo de estreitar laços entre Sindicato e fábrica. Na terça-feira, 18, os diretores se reuniram em Barcelona para conhecer o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da fábrica. Além de conhecer a estrutura, os diretores também puderam falar sobre a possibilidade da fabricação de novos produtos na empresa a nível global e apresentar o Brasil como candidato preparado a receber futuros projetos da Gestamp.