Busca
Sócios

Adesão dos sócios ao processo das perdas no FGTS vai até dia 31

Até o dia 31 de outubro, os sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região podem se cadastrar na ação judicial movida pela entidade que pede a reposição das perdas ocorridas no FGTS

Imprensa SMetal
Divulgação

Até o dia 31 de outubro, os sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região podem se cadastrar na ação judicial movida pela entidade que pede a reposição das perdas ocorridas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) desde 1999 até agora. O cadastramento deve ser feito pessoalmente pelo sócio do Sindicato nas sedes de Sorocaba, Iperó, Araçariguama e Piedade.

Em Sorocaba, no entanto, o metalúrgico interessado deve marcar a data e horário do atendimento por meio do site www.smetal.org.br/fgts . Para realizar o agendamento é necessário digitar nome completo e número do CPF. O interessado também pode acessar a mesma área clicando no link “Processo FGTS”, na página inicial do site (www.smetal.org.br) , localizada na sessão “Canais” (coluna direita do site).

A ação é gratuita e exclusiva para sócios do Sindicato. A única taxa desembolsada pelos associados será de R$ 10, a ser paga na sede no ato do atendimento, para cobrir gastos da entidade com uma estrutura especial para atender aos interessados.

O cadastramento começou dia 1º de outubro. Centenas de associados já aderiram à ação. A adesão só não foi maior, por enquanto, porque não é possível aos interessados solicitar o extrato analítico do FGTS junto à Caixa Econômica, devido à greve nos bancos.

O extrato analítico é um dos documentos solicitados para entrar com o processo.

Horários de atendimento

Os horários de atendimento nas sedes do Sindicato e os endereços das agências da Caixa, para a requisição de extrato analítico do FGTS, também estão disponíveis no site www.smetal.org.br/fgts.

Mas o sócio não deve se esquecer que, no caso da sede de Sorocaba, será necessário marcar o atendimento com antecedência, pelo site ou por telefone. A medida foi tomada para garantir qualidade e agilidade no atendimento.

Em todas as sedes do Sindicato, os documentos necessários para ingressar com o processo são os mesmos:

• Extrato do FGTS do período das perdas, entre 1999 e 2012 (fornecido pela Caixa Econômica Federal);

• Documento com foto (RG ou carteira de habilitação)

• Cartão do PIS ou Cartão do Cidadão (para comprovação do número do PIS);

• Cartão ou carteirinha de sócio do Sindicato dos Metalúrgicos;

• Comprovante atual de residência (preferencialmente em nome do interessado no processo e referente ao mês de setembro de 2013).

Sobre as perdas

As perdas no FGTS aconteceram devido à defasagem da Taxa Referencial (TR) em relação à inflação desde os anos 90 (leia nesta página). A ação será movida contra a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela administração das contas do Fundo.

O reajuste necessário na conta do FGTS, para repor as perdas, pode chegar a 88,30%, no caso de o trabalhador ter uma conta ativa no Fundo desde 1999. Caso a conta seja mais recente, as perdas são proporcionais ao período de atividade da conta. Clique aqui para saber mais detalhes.

Ação coletiva

O processo será movido pelo setor jurídico do Sindicato e terá caráter de ação judicial coletiva em benefício dos associados da entidade. A previsão é ingressar com o processo na Justiça Federal em novembro, já com todos os nomes e documentos dos interessados.

Mais informações sobre o processo coletivo movido pelo Sindicato podem ser conferidas no link “Processo FGTS” (conforme foto), na página inicial do site www.smetal.org.br.

tags
ação coletiva fgts processo sindicalizados Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região
VEJA
TAMBÉM