Busca
Busca
Feriados 2017

Acordos de dias-pontes já beneficiam 10 mil metalúrgicos

Os mais recentes acordos anuais de folgas foram aprovados pelos metalúrgicos do Grupo ZF, Bosch, Metal Borracha e da Scórpios

Imprensa SMetal
Nas fábricas do Grupo ZF, Bosch (foto) e Metal Borracha, foi a primeira vez que os trabalhadores conquistaram calendário de dias-pontes anual (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

Nas fábricas do Grupo ZF, Bosch (foto) e Metal Borracha, foi a primeira vez que os trabalhadores conquistaram calendário de dias-pontes anual (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

Trabalhadores da ZF Planta 1, ZF Planta 2 (Lemforder), Bosch, Metal Borracha e Scórpios aprovaram, em assembleias realizadas na terça e quarta-feira, dias 21 e 22, nos três turnos das empresas, acordos de folgas em feriados prolongados (dias-pontes) de 2017.

As propostas foram negociadas com as empresas pelo Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) e pelo Comitê Sindical de Empresa (CSE).

No total o Sindicato já firmou acordos de dias-pontes com 26 empresas da região este ano. Juntas essas fábricas empregam cerca de 10 mil metalúrgicos.

Além das cinco empresas que tiveram os acordos de dias-pontes aprovados esta semana, as outras 21 empresas de Sorocaba e região que já implantaram o calendário anual de folgas para 2017 foram: AMPC, Bardella, Bauma, Carmar, CBA (Votorantim Metais), Clesse, Ecil Met Tec, Ecil Produtos, Flextronics, Gleason, Heller, Hiter, Hurth-Infer, JCB, Kanjiko, Lockwell, Metso (Equipamentos e Fundição), Nari, Sorocard, Sorocardans e Timkem.

Acordo inédito na ZF

Nas fábricas do Grupo ZF, Bosch e Metal Borracha, foi a primeira vez que os trabalhadores conquistaram calendário de dias-pontes anual. Durante as negociações, as empresas garantiram ao CSE que dialogará com o Sindicato anualmente para realizar o acordo.

“Nos anos anteriores, sem o calendário, o trabalhador ficava sabendo em cima da hora quando teria folga em feriados prolongados. O acordo de dias-pontes vai ajudar o trabalhador e a trabalhadora, junto com seus familiares e amigos, a programarem seus períodos de lazer e descanso ao longo do ano”, afirma o membro do CSE na ZF Planta1, Clériston dos Santos, o Pereira.

As duas plantas da ZF, a Bosch e a Metal Borracha são vizinhas na zona industrial de Sorocaba, próxima ao Éden. Já a Scórpios é uma sistemista (fornecedora) da Toyota, e está localizada próxima da montadora em Sorocaba, na Zona Norte. As cinco fábricas são produtoras de autopeças.

Reforma da Previdência

Além da aprovação do calendário de folgas e outras temas específicos de cada fábrica, durante as assembleias os dirigentes sindicais estão alertando os metalúrgicos sobre os prejuízos que a Reforma da Previdência (PEC 287) acarretará caso seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Um material produzido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) sobre o tema está sendo distribuído aos trabalhadores nas portas das fábricas esta semana.

A publicação da CNM traz respostas às principais dúvidas sobre a PEC 287.

A proposta, apresentada pelo governo Temer e que tramita na Câmara Federal, deve afetar 90,7% dos metalúrgicos da base do Sindicato em Sorocaba e região, que só poderão se aposentar com, no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição. Para ter direito à aposentaria integral, o trabalhador ter de contribuir por 49 anos. As regras valem para homens e mulheres.

A base do SMetal na região é composta por 37 mil metalúrgicos.

Acordos de dias-pontes já beneficiam 10 mil metalúrgicos

tags
acordo Benefício Bosch dias pontes feriado metalúrgico prolongado scórpios SMETAL Sorocaba ZF
VEJA
TAMBÉM