Um acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Metso garantiu aos cerca de 80 trabalhadores do terceiro turno o pagamento do adicional noturno estendido por mais uma hora. A medida passou a valer no mês de agosto.
Segundo o diretor do SMetal e membro do CSE da Metso Fundição, Francisco Lucrecio Junior Saldanha, o terceiro turno das duas plantas da empresa (Fundição e Equipamentos) é das 22h às 6h, e ela vinha pagando o adicional de 35% até às 5h. “Com o acordo, os trabalhadores passaram a receber o adicional já neste mês”, afirma Saldanha.
O advogado Márcio Mendes, do departamento jurídico do SMetal, explica que o acordo foi baseado na súmula 60 do Tribunal Superior do Trabalho, que indica que adicional deve ser pago para as horas que estendem a jornada de trabalho noturna prevista na CLT (das 22h às 5h).
Em negociação
Durante as negociações, a empresa assinou ainda um termo de compromisso com o Sindicato sobre o pagamento retroativo do adicional dos últimos cinco anos em 2017. Ainda não há detalhes sobre o pagamento, pois a empresa está realizando o levantamento dos trabalhadores que têm direito a receber benefício.