Com 92,1% dos votos favoráveis, foi aprovada pelos trabalhadores da Toyota, planta Sorocaba, a proposta de renovação do sistema de registro eletrônico de ponto (REP). Além do acordo, os metalúrgicos votaram ainda sobre a efetivação de mais 40 contratações por prazo determinado na empresa.
Segundo o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e coordenador do Comitê Sindical (CSE) da Toyota, Robson Lopes dos Passos (Paraná), as novas contratações são para atender à demanda da produção do novo veículo da montadora. A planta de Sorocaba produz atualmente os modelos Etios e Yaris.
“Todas as adaptações necessárias na linha de produção para a implementação da plataforma TNGA já foram feitas e as 180 contratações por prazo determinado também foram realizadas. Com a aprovação do acordo, serão abertas mais 40 vagas, totalizando 220 trabalhadores a mais na planta de Sorocaba para produção do novo veículo”, conta.
A implantação da plataforma TNGA foi uma das lutas do SMetal na busca de investimentos para a planta local. Trata-se de uma plataforma modular pioneira de utilização global, que é utilizada em diversos veículos da montadora – podendo assim potencializar e flexibilizar a produção na Toyota de Sorocaba.
Assembleia eletrônica
Dos 2.157 trabalhadores com direito a voto, 1.468 (68,06%) participaram da assembleia eletrônica. 1.352 (92,1%) deles foram favoráveis à proposta, 60 (4,09%) contrários e 56 (3,81%) preferiram se abster. A votação ficou disponível das 16h de quinta-feira, 28 de fevereiro, e 16h de sexta, 29.
A votação aconteceu pela plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções. Conhecida por grande parte da categoria, a ferramenta é criptografada e segura, garantindo assim o sigilo sobre a escolha do trabalhador.
Contratações
Para quem deseja tentar uma vaga na Toyota, a montadora recebe currículos de candidatos apenas pela página da empresa na internet; acesse aqui.