Cinco funcionários da Sanoh do Brasil continuarão com os contratos de trabalho suspensos, com direito a salário e direitos, por mais 30 dias. Negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia eletrônica, que ficou disponível no Portal SMetal entre os dias 10 e 11 de novembro.
A acordo abrange trabalhadores da fábrica que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e exercem funções que não podem ser realizadas de forma remota (home office). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazem parte do grupo de risco pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer e problemas respiratórios, além de idosos e gestantes.
A medida tem como base a Lei nº 14.020/2020 e o Decreto 10.517/2020, que ampliou o prazo limite para acordos de suspensão e/ou redução de jornada para até 240 dias. Como nas propostas aprovadas anteriormente, durante a negociação, o Sindicato conquistou melhores condições para os metalúrgicos.
Desde o começo do ano, diante da gravidade da crise causada pela pandemia da Covid-19, o SMetal tem se empenhado para garantir a manutenção do emprego, saúde e renda da categoria metalúrgica.
A Sanoh do Brasil fabrica tubulação para condução de fluídos automotivos para veículos da Toyota e fica na nova zona industrial.