Os trabalhadores da Sanoh do Brasil, sistemista da Toyota, aprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Na votação, que aconteceu pela internet e ficou disponível entre os dias 1 e 2 de junho, foi aprovado ainda o reajuste no vale-alimentação e atualização do acordo de horário de trabalho.
O acordo de PPR teve aumento em relação ao ano passado e segue os critérios definidos em assembleia geral da categoria, realizada em fevereiro deste ano. A primeira parcela será paga em junho deste ano e a segunda, atrelada às metas, em janeiro de 2024.
Dos 41 trabalhadores aptos a participar da assembleia eletrônica, 36 votaram (quórum de 87,80%). Para o PPR, foram 30 votos (83,33%) favoráveis e 6 (16,67%) contrários.
Na proposta de vale-alimentação, 27 (75%) escolheram a opção sim e 9 (25%) não. Enquanto a atualização do horário de trabalho, 33 (91,67%) votaram a favor do acordo e 33 (8,33%) contrários.
A votação foi realizada a partir do sistema do SMetal, que foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia especializada e faz uso de criptografia de ponta, o que garante maior segurança, privacidade e auditabilidade.
A Sanoh do Brasil fabrica tubulação para condução de fluídos automotivos para veículos da Toyota e fica na nova zona industrial.