A proposta do Programa de Participação nos Resultados para 2022, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foi aprovada pelos trabalhadores da Nipro, na manhã desta terça-feira, dia 10, de todos os turnos. Nas assembleias, foi informado ainda sobre a pauta de reivindicação de reajuste do vale alimentação.
Sobre o PPR, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo do SMetal, explicou que a proposta inicial da Nipro era de um Programa com valor e critérios iguais aos de 2021. “Na mesa de negociação, deixamos bem claro que a mesma proposta do ano passado não atenderia os anseios dos trabalhadores e conseguimos garantir um acréscimo de 10% no valor total do PPR em comparação a 2021”, contou.
A primeira parcela será paga no mês de julho e a segunda, atrelada às metas, em janeiro de 2023. Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o trabalhador.
Durante as assembleias, Saldanha informou ainda que, resolvido o PPR, será dado início às negociações de reajuste no vale alimentação em breve. “Essa é uma reivindicação legítima e necessária dos trabalhadores. Os preços dos alimentos não param de subir e nada mais justo que o benefício acompanhe essa realidade”, assegurou.
A Nipro tem cerca de 300 funcionários e fabrica materiais para medicina e odontologia em Sorocaba.
Campanha Salarial 2022
O presidente do SMetal, Leandro Soares, também participou da assembleia para alertar os trabalhadores sobre os desafios da Campanha Salarial 2022. Ele contou que, na última sexta-feira, dia 6, foi aprovada a pauta de reivindicações, o tema e os eixos que serão encaminhados às bancadas patronais para dar início às negociações.
Segundo ele, a data-base dos metalúrgicos, que fecha em setembro, deve ser superior aos 10%. “Nosso salário já desvalorizou 7,54%, um dos maiores índices registrados no país para o período. As negociações com as bancadas patronais nunca são fáceis e com esses números ficam ainda mais desafiadoras. Mas com a unidade e mobilização da categoria, vamos firmes e temos o compromisso de brigar pela nossa valorização”.
Leandro explicou ainda que a Nipro faz parte do Grupo 10, que há anos não fecha acordo pela bancada patronal. Para a Campanha Salarial de 2022, a Federação e os Sindicatos filiados buscam mecanismos para assinar a Convenção Coletiva de Trabalho, que abranja todos os trabalhadores que fazem parte da bancada.
O tema da Campanha Salarial 2022 é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”. Os seis eixos que nortearão as negociações são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos; valorização da CCT; manutenção dos direitos e reindustrialização do País.