Os trabalhadores do grupo Metalur, em Araçariguama, aprovaram nesta segunda-feira, dia 2, acordo coletivo de implementação de jornada de trabalho 6×2 – seis dias de trabalho por dois de descanso remunerado.
O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), abre a possibilidade de 32 novas contratações, além de adicionais para os trabalhadores do turno folguista e pagamento de hora extra em alguns feriados.
Segundo o dirigente sindical, João Farani, a empresa atua no ramo de fundição e fornece alumínio para a produção de automóveis. “O acordo da jornada 6×2 terá validade de um ano e foi pedido pela empresa para suprir uma nova demanda vinda de montadoras”, afirma.
E completa: “O Sindicato então analisou a proposta e levou à mesa de negociação, como contrapartida, as 32 novas contratações e alguns adicionais aos trabalhadores”.
Entre os benefícios negociados, estão: trabalhadores do turno folguista (ininterruptos) terão o adicional de 11 dias a mais de férias e de 14h remuneradas; já os funcionários da jornada fixa terão direito ao pagamento de hora extra nos feriados de Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais.
“Mais uma vez, a mobilização e união dos metalúrgicos foram essenciais para que fosse negociado um acordo benéfico e que garantisse o que é de direito dos trabalhadores”, assegura Farani.
O grupo Metalur é formado por duas empresas, a Matriz e Filial. Na primeira, o acordo passa a valer a partir do dia 2 de abril, quando foi realizada a assembleia e aprovada a proposta. Já na Filial, a nova jornada será implementa no dia 1º de maio. As empresas do grupo Metalur ficam em Araçariguama e, juntas, têm cerca de 280 trabalhadores.