Trabalhadores da CNH Case, em Sorocaba, aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, dia 19, acordo coletivo de implementação de jornada de trabalho 6×2 – seis dias de trabalho por dois de descanso remunerado. A nova jornada abrange os três turnos dos setores de Laser e Dobra da empresa, que possuem juntos cerca de 50 metalúrgicos.
O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), prevê a contratação de pelo menos 20 novos trabalhadores, além de benefícios como perdão de dívidas de horas negativas, bonificação, pagamento dobrado aos domingos, turnos fixos e folgam em datas especiais.
“Quando a empresa nos procurou para negociar a jornada 6×2, o Sindicato buscou construir mecanismos que fizessem o acordo ser benéfico ao trabalhador”, afirmou o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira. O acordo terá duração de um ano, mas ainda não há data definida para a jornada entrar em vigor.
Remuneração
Entre os benefícios negociados, está uma bonificação no valor de R$ 400,00 para todos os trabalhadores envolvidos no acordo, que deverá ser pago, em parcela única, no início da prática da jornada.
Outro item refere-se as datas comemorativas. Os feriados de Dia dos Pais, Dia das Mães, Paixão de Cristo (Páscoa), Natal e Ano Novo serão considerados como folga. Porém, caso haja necessidade de trabalho nessas datas, a empresa deverá pagar um adicional de 150% sobre o valor da hora normal. Nos demais feriados, deverão ser pagos 100% sobre a hora trabalhada.
Já os domingos que caírem na escala, o trabalhador receberá como “dobra”, sem aplicação de percentual sobre o valor hora normal. “Os valores pagos para os empregados que estiverem fazendo a jornada ‘Horas 6×2’ e receberem adicionais, terão reflexos também no DSR [Descanso Semanal Remunerado], férias, 1/3 de férias, 13º salário e FGTS. Isso representa aproximadamente 15% de aumento naquele dia”, conta Silvio Ferreira.
Horas negativas
Caso o trabalhador envolvido no acordo de jornada 6×2 possua horas negativas com a empresa, ou seja, deva hora em razão de acordo de banco de horas, jornada flexível ou redução de dias, as mesmas serão perdoadas.
Outro item negociado entre o Sindicato e a empresa foi que, durante todo o período de vigência da jornada, os metalúrgicos terão turnos fixos, não havendo rodízio de turnos. Ou seja, não haverá turnos ininterruptos de revezamento.
“O acordo todo de 6×2 tem o objetivo de dar melhor qualidade de vida ao trabalhador e seus familiares. Com os turnos fixos, por exemplo, ele pode organizar antecipadamente seus dias e horários de folgas”, afirma o secretário-geral do SMetal.