O acordo de Banco de Horas negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Heller foi aprovado pelos trabalhadores da fábrica com 98,33% dos votos. A assembleia foi realizada à distância, a partir da plataforma eletrônica desenvolvida pela entidade, e ficou disponível entre os dias 29 e 30 de outubro.
O Banco de Horas tem vigência de um ano, com início em novembro deste ano. A proposta de flexibilização da jornada foi negociada com o objetivo de ajustar a capacidade produtiva em função da demanda do mercado na fábrica.
De acordo com o diretor executivo do SMetal, Antonio Welber Filho (Bizu), durante a negociação, o Sindicato conquistou diversas melhorias em comparação aos acordos anteriores. “Devido a pandemia da Covid-19, os trabalhadores não conseguiram compensar o saldo de horas do Banco atual. Conseguimos então garantir que parte dessas horas serão perdoadas e que eles irão entrar com horas positivas no novo acordo”, afirma.
Dos 183 trabalhadores abrangidos no acordo e com direito a voto, 180 (98,36%) participaram da assembleia. 177 deles (98,33%) foram favoráveis à proposta, 2 (1,11%) contrários e apenas 1 (0,56%) preferiu se abster da decisão.
Assembleia eletrônica
Preocupada com a saúde e a segurança dos trabalhadores da categoria, mesmo com a quarentena flexibilizada em várias regiões do país, inclusive em Sorocaba, a diretoria do SMetal decidiu manter as assembleias à distância, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19.
A ferramenta de votação eletrônica começou a ser utilizada em abril deste ano. Com ela, o Sindicato mantém o caráter democrático e transparente das assembleias presenciais, além de oferecer total segurança e sigilo ao trabalhador.