Um acordo de banco de horas, com garantia de estabilidade no emprego por seis meses, foi aprovado pelos trabalhadores da Index em assembleia eletrônica, realizada entre os dias 25 e 26 de junho, no Portal SMetal. O acordo tem vigência de dois anos.
Dos 27 trabalhadores que fazem parte do acordo e tinham direito a voto, 21 (77,78%) participaram da assembleia eletrônica, que teve 100% dos votos favoráveis.
Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Antônio Welber Filho (Bizu), o acordo dos trabalhadores da Index segue os critérios e condições do banco de horas já existente na fábrica, que venceu em maio deste ano.
“Com a renovação do acordo de flexibilização da jornada, conseguimos garantir aos metalúrgicos a estabilidade no emprego por mais seis meses, importante conquista neste momento de crise econômica e sanitária causada pela Covid-19, que vem gerando instabilidade na indústria nacional”, afirma.
A Index produz tornos, fica no bairro Aparecidinha e tem cerca de 30 trabalhadores.
Assembleia eletrônica
Para evitar os riscos de contágio pela Covid-19 que uma assembleia presencial poderia acarretar, as votações vêm ocorrendo de forma eletrônica, a partir de uma plataforma digital desenvolvida pelo SMetal e a Pandora Soluções. Essa ferramenta online garante a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões, de forma democrática, com transparência e segurança.