Os trabalhadores do Grupo Cofermo, que abrange as empresas Trefilação de Aços Cofermo e Wall Tec, em Piedade, aprovaram na última terça-feira, dia 30, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023. O acordo foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e teve um crescimento de 18,20% no valor total em comparação a 2022.
O PPR foi retomado ano passado, após um período sem negociação com o Sindicato devido à conjuntura econômica. Para 2023, além do crescimento significativo referente ao atingimento de 100% das metas, caso elas sejam superadas, será pago um adicional proporcional ao que for alcançado no final do Programa. A proposta segue os critérios definidos pela categoria em assembleia realizada em fevereiro deste ano.
O pagamento será realizado em duas parcelas. A primeira, que representa 50% do Programa, será depositada em agosto deste ano e a segunda parcela, atrelada às metas, em fevereiro de 2024. Por deliberação da diretoria do SMetal, os valores e a data exata de pagamento não são divulgados para não expor o trabalhador, nem atrapalhar negociações em andamento em outras fábricas da categoria.
Além do PPR, os trabalhadores aprovaram a renovação do acordo de banco de horas por mais um ano. A proposta negociada pelo Sindicato segue os mesmos parâmetros negociados no passado em benefício do trabalhador.
Entre os itens renovados no acordo está que, para cada hora trabalhada aos sábados, será considerada como 1h30. Nos dias de semana, será 1h15 por cada hora que ultrapasse a jornada de trabalho – somente para horas positivas.
A Cofermo e a Wall Tec produzem perfis e trefilação de aço, ficam em Piedade e empregam cerca de 80 trabalhadores.