Busca
Acidente

Acidente fatal evidencia riscos nas proximidades da CNH Case

Sem estacionamento, caminhoneiros chegam a ficar até três dias parados, na rua lateral da empresa, sem banheiro e com risco de atropelamento

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Motorista foi atropelado por motociclista na rua doutor Jurgem Ulderup, que dá acesso à Case e à ZF Planta 2 (Lemforder)

Motorista foi atropelado por motociclista na rua doutor Jurgem Ulderup, que dá acesso à Case e à ZF Planta 2 (Lemforder)

Acidente que matou um motorista de caminhão, na rua lateral do Centro de Distribuição da CNH (Case New Holland), no Éden, na quinta-feira, dia 13, evidencia situação precária no entorno da fábrica, que fica na zona industrial de Sorocaba.

O motorista – que não teve a identidade revelada, mas não mora em Sorocaba – estava descendo do caminhão para entrar na CNH, na rua doutor Jurgem Ulderup quando foi atropelado por um motoboy, por volta das 10h.

O motociclista fazia um serviço de entrega também para uma empresa daquela região.

É comum haver caminhões pesados estacionados dos dois lados da pista estreita. Os motoristas chegam a ficar dias na rua à espera de serem chamados para carregar os caminhões com máquinas e equipamentos.

A faixa central que sobra para os funcionários e prestadores de serviços das fábricas da região passarem é mínima.

Os motoristas denunciam que não têm permissão para usarem nem o banheiro da firma. As calçadas do local acumulam sujeira devido ao “acampamento” constante e obrigatório de caminhoneiros.

Situação corriqueira

“Há seis anos venho aqui com frequência e é sempre desse jeito. Não tem um estacionamento para os motoristas ficarem. A gente fica estacionado aqui na lateral da empresa, correndo o risco de ser atropelado como aconteceu hoje (quinta) com o colega”, destaca o motorista Flávio Pinheiro Ferreira, que mora no Estado de Espírito Santo.

Ferreira, que aguardava uma máquina para transportar até a cidade de Uruguaiana, alerta ainda, que por não ter um local adequado para os motoristas de caminhão ficarem, a rua deveria ter quebra-molas, lombadas e radar. “Motoristas e funcionários da empresa passam em alta velocidade correndo o risco de atropelarem a gente a qualquer momento”.

O presidente eleito do SMetal Leandro Soares afirma que foram feitas várias notificações para as empresas e também poder público referente aos riscos que poderiam ocasionar essa situação.

A Case New Holland tem aproximadamente 1500 trabalhadores e fabrica equipamentos agrícolas e o Centro de Distribuição, em Sorocaba, distribui peças e equipamentos para todo o Brasil e também para fora do país.

Histórico de acidentes

Em fevereiro de 2016, a falta de infraestrutura e segurança em outra via de acesso à CNH Case, Avenida Conde Zepelin, interligada com a Jerome Case, foi denunciada ao Ministério Público de Sorocaba. A representação foi feita pelo então vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT).

Izídio apresentou a denúncia ao MP acompanhado da esposa do metalúrgico Dorival Lima, que sofreu acidente de trajeto em setembro de 2015 e o deixou em estado de coma.

“O tráfego é intenso nessa região industrial. É preciso sinalização e redutores de velocidade urgente, antes que se façam mais vítimas”, ressalta Leandro Soares.

tags
Acidente caminhoneiros cnh case conde zeppelin segurança Sorocaba ZF Lemforder zona industrial
VEJA
TAMBÉM