Busca
Busca
SINDICATO CIDADÃO

Acesso à cultura: Cine SMetal exibiu 23 produções no ano de 2023

Cerca de 600 pessoas compareceram no local para assistir à exibição de longas de ficção, documentários e curtas; projeto retoma programação em janeiro de 2024

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Além das produções cinematográficas, cada edição contou com a presença de convidados especiais

Lançado em julho de 2023, por iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região), o “Cine SMetal” finalizou o primeiro ano de realização com 23 produções exibidas. O projeto acontece sempre às quintas-feiras, no auditório da sede da entidade, em Sorocaba, totalmente gratuito.

De acordo com a organização do Cine SMetal, cerca de 600 pessoas compareceram no local durante o ano para assistir a longas de ficção, documentários e, também, outras dezenas de curtas metragens. Renata Rocha, responsável pela curadoria e mediação, afirma que é muito importante o envolvimento da classe trabalhadora no sucesso do projeto.

“O Cine SMetal surge com a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais em Sorocaba e região, que tanto carecem de políticas públicas voltadas a esse aspecto. É muito bacana saber que, em 2023, contamos com a presença de tantas pessoas interessadas em assistir os filmes e, também, aprender com os debates pós-exibição”, disse.

Um dos destaques do projeto, em 2023, foi a programação em especial ao ator, autor e diretor Paulo Betti, no mês de setembro, com a exibição de filmes que contaram com a participação do artista nas telas e nos bastidores.

Na data em que foi exibido “A Sombra da Terra”, Paulo esteve no SMetal e recebeu uma homenagem durante a realização do Cine.

Outra edição marcante do projeto neste ano foi a programação dedicada ao Dia Internacional da Animação 2023, em outubro, que aconteceu em conjunto com diversas cidades brasileiras.

Já em agosto, o Cine SMetal exibiu curtas-metragens produzidos por sorocabanos, em especial aos 369 anos do município. E, em novembro, as exibições fizeram parte de uma programação especial ao Mês da Consciência Negra, em parceria com o Coletivo Racial do SMetal.

Para finalizar, em dezembro, o projeto exibiu documentário “Amazônia, a nova Minamata?”, em alusão aos aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A programação do ano encerrou no dia 11 de dezembro, com “Escute: A Terra Foi Rasgada”.

Saiba mais sobre o Cine SMetal

Além das produções cinematográficas, cada edição do Cine SMetal contou com a presença de convidados especiais, para um debate após a exibição das produções.

Em 2023, entre os convidados estiveram: Rodolfo Castilho Moreno; Paulo Fontes; Nuno Godolphim; Hamilton Pereira; Camila Fabro; Daniel Bruson e Edméia Pereira.

O Cine SMetal recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

O projeto deve retornar, em 2024, no dia 11 de janeiro. Mais informações serão divulgadas em breve, no site do SMetal.

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

tags
Cine SMetal Paulo Betti Renata Rocha Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM