Busca
Busca
Frente Brasil Popular

Acampamento Nacional já reúne 2 mil pessoas em Brasília

Mobilizados em todo o país, movimentos populares, centrais sindicais, entidades estudantis e coletivos, decidiram montar acampamento em Brasília para acompanhar o processo de discussão do impeachment

Frente Brasil Popular
Mídia Ninja

O Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe, que iniciou no dia 10 de abril, já reúne 2 mil pessoas de diversos estados do país

Mobilizados em todo o país, movimentos populares, centrais sindicais, entidades estudantis, coletivos de cultura e comunicação, decidiram montar um acampamento em Brasília para acompanhar o processo de discussão do impeachment no Congresso Nacional. Localizado no Ginásio Nilson Nelson, o Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe, que iniciou no dia 10 de abril, já reúne 2 mil pessoas de diversos estados do país.

A palavra de ordem “Não Vai Ter Golpe, Vai Ter Luta” que se tornou um hino para os que lutam em defesa da democracia, também será o grande mote do Acampamento. Durante a semana, acontece um calendário de lutas contra o golpe, com atividades culturais e formações políticas sobre as grandes questões da conjuntura econômica, política e social do país.

“Está em curso no Brasil uma ofensiva da classe dominante, por meio de seus braços no Congresso Nacional, no Poder Judiciário (articulado com Ministério Público e Polícia Federal) e nos grandes meios de comunicação para dar um golpe contra a democracia brasileira, afastar a presidenta Dilma Rousseff e impor um programa de retrocessos políticos, sociais e econômicos no nosso país. Esse momento de luta pela democracia é de muita importância porque até hoje, o povo brasileiro e as organizações políticas da classe trabalhadora têm a cicatriz da repressão, mortes e torturas dos tempos da ditadura militar, instaurada com o golpe de 1964, e lutará com todas as forças para impedir um novo golpe no Brasil”, destaca Marco Antônio Baratto, membro da Coordenação Nacional do MST, uma das organizações que integra a Frente Brasil Popular.

Agenda
Entre as agendas que serão acompanhadas pelos acampados, está o Ato Político-cultural Cultura pela Democracia, que acontece na quinta-feira, dia 14. Na sexta-feira, dia 15, acontece a Jornada Nacional de Mobilização. Os atos no Congresso Nacional de acompanhamento da votação do impeachment terão concentração na quinta e na sexta, a partir das 16 horas no Teatro Nacional. No domingo, dia 17, acontece a Vigília pela Democracia, em todas as capitais do país e com grande concentração em Brasília.

Solidariedade
O Acampamento é símbolo do clima de solidariedade à luta pela democracia na sociedade. As pessoas interessadas em contribuir com a estrutura do Acampamento podem participar da Campanha de Solidariedade ao Acampamento pela Democracia e fazer doações de alimentos, utensílios de cozinha, material de limpeza, barracas, colchões. Além de doações, cada segmento, categoria e coletivo, formado por artistas, advogados, médicos, comunicadores podem se organizar em coletivos e ajudar com o acampamento.

Organizado pela Frente Brasil Popular, a expectativa é que até o dia 17, dia da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, cerca de 200 mil pessoas estejam acampadas.

Massacre Eldorado de Carajás
O Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe também é realizado em memória a todos os lutadores e lutadoras do povo que morreram na luta em defesa da democracia, da libertação do povo brasileiro e das grandes reformas, tendo como símbolo os 21 companheiros que morreram no Massacre de Eldorado de Carajás, que completa 20 anos no dia 17 de abril.

tags
acampamento Brasil brasilia congresso frente impeachment popular Votação
VEJA
TAMBÉM