Com 350 trabalhadores atualmente, a ABB, que está em funcionamento desde o 2° semestre do ano passado, em Sorocaba, e promoveu sua inauguração na tarde desta quarta-feira, dia 25, com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin e do Ministro de Desenvolvimento Econômico, Mauro Borges.
Conforme o presidente da empresa no Brasil, Rafael Paniagua, o diferencial dessa quinta unidade no Brasil, da multinacional ABB, é a produção de interruptores da linha UNNO, para atender o consumidor final.
Em 125 mil metros quadrados, a fábrica está dividida em dois prédios. O primeiro voltado para produtos de baixa tensão, interruptores, disjuntores e área de drives. Já o segundo é destinado para produção de motores e geradores. “Tudo que é fabricado em Sorocaba é para atender a demanda de conteúdo local”, afirma Paniagua.
A meta divulgada pela diretoria é de gerar 1000 empregos até 2015, sendo 600 diretos.
Primeiro trabalhador
O sorocabano Marcelo Brisolla Fuentes, 22 anos, foi o primeiro montador a ser contratado pela ABB Sorocaba. Com experiência na área de produção, ele foi chamado para o processo de seleção da empresa, após entregar currículos em agências na cidade. “Quando comecei a trabalhar aqui não tinha sido construído nem o segundo prédio ainda”.
Fuentes trabalha na área de painéis elétricos que são refrigerados a água (para deixá-los mais compactos) e que são utilizados em navios da Petrobras.
Unidade Sorocaba
No evento, estiveram presentes representantes dos principais clientes da ABB como Petrobras, Vale, Klabin, Estaleiro Jurong Aracruz, entre outros.
Na nova unidade a ABB atua como fabricante capaz de participar de todas as fases dos projetos. Ou seja, desde engenharia, design, montagem, empacotamento, teste e entrega de equipamento, incluindo painéis, acionamentos, equipamentos de distribuição periféricos e sistemas de automação – até gerenciamento da montagem de subestações compactas.