Em uma semana, os voluntários que coletam assinaturas em um abaixo-assinado, que será transformado em projeto de lei de iniciativa popular que criará um hospital municipal em Sorocaba, coletaram mais de 2,5 mil assinaturas, 10% das 25 mil necessárias.
Nesta semana os voluntários continuam a coletar assinaturas no Poupatempo, perto do terminal São Paulo, e em frente ao fórum velho do Mangal, onde estão os cartórios eleitorais da cidade.
Para assinar o documento é preciso votar em Sorocaba e saber o número do título de eleitor.
A iniciativa é liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos com apoio do vereador Izídio de Brito (PT), que também é metalúrgico.
Izídio chegou aprovar uma emenda de R$ 8 milhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 para garantir a construção do Hospital Público Municipal. “O problema é que a LDO, ao contrário do Orçamento Municipal e do Plano Plurianual, é apenas um indicativo de investimentos, não uma obrigação. E o prefeito tucano já declarou que não pretende respeitar a indicação para construção do Hospital” explica o vereador.
Não confundam
O vendedor Roberto Inácio dos Santos também está coletando assinaturas em um abaixo-assinado, mas que tem outro caráter. Ele quer convencer o governador Geraldo Alckmin a construir um hospital regional na zona norte de Sorocaba.
O hospital regional prometido recentemente por Alckmin seria construído perto de Araçoiaba da Serra.