Busca
Busca
Editorial

A nossa luta de cada dia

E com respeito à importância da história, como ferramenta de construção de patamares mais justos, a última edição da Folha Metalúrgica traz, em 12 páginas, uma abrangente retrospectiva

Imprensa/SMetal
Valter Bittencourt
Leandro Soares, secretário da juventude da CNM/CUT

Leandro Soares, secretário da juventude da CNM/CUT

Inúmeras conquistas e também dificuldades e desafios preencheram o ano de 2012 que, agora, chega ao seu final. A luta dos trabalhadores e do movimento sindical como um todo, por melhores condições na fábrica – e em toda a sociedade -, porém, é contínua e não finda com o término do ano letivo. Afinal, se para Marx as revoluções são a locomotiva da história, elas se fazem diariamente, com mobilização e consciência da classe trabalhadora.

E com respeito à importância da história, como ferramenta de construção de patamares mais justos, a última edição da Folha Metalúrgica traz, em 12 páginas, uma abrangente retrospectiva, que destaca os principais fatos para a nossa categoria ao longo de 2012.

Com orgulho lideramos, no primeiro semestre desse ano, uma grande mobilização em prol da construção de um hospital público municipal de Sorocaba. Com bons olhos, comemoramos a chegada da Toyota que, além de empregar centenas de companheiros, chega a Sorocaba atendendo a uma das mais importantes reivindicações defendidas pelo movimento sindical: a jornada de 40 horas.

Por muitas vezes, infelizmente, lamentamos acidentes de trabalho e de lesões ocupacionais, assim como repudiamos decisões irresponsáveis como a do governador Geraldo Alckmin, de vetar o projeto de lei do deputado estadual
Hamilton Pereira que cria o programa de busca a pessoas desaparecidas no estado de São Paulo, ou a do prefeito Vitor Lippi de, no calar da noite, demolir o prédio que abrigou a primeira escola infantil da cidade.

Ao longo de 2012 também testemunhamos as diversas medidas tomadas pela presidenta Dilma Rousseff para afastar a crise econômica que assola a Europa e, mais uma vez, não bateu em nossas portas. E celebramos o lançamento do livro “Companheiros”, do jornalista Carlos Araújo, que conta em detalhes a história do nosso Sindicato.

Também juntos, com sede de esporte e cultura, curtimos o Torneio de Inverno e a Taça Papagaio de Futsal, o Rock dos Metalúrgicos e, com muita festa, comemoramos o Dia do Trabalhador. E para que todos os dias sejam dias com motivos para comemorarmos, lutamos intensamente por melhorias na área da saúde, dentro e fora da fábrica, e, claro, por uma campanha salarial que atendesse às nossas justas reivindicações.

Enfim, 2012 foi um ano marcado por várias conquistas e tantas outras dificuldades. Mas, principalmente, e com orgulho para nós, trabalhadores metalúrgicos, foi repleto de lutas que com coragem são enfrentadas diariamente.

tags
2012 a última edição da Folha Metalúrgica balanço de fim de ano Editorial imprensa sindicato dos metalurgicos luta de cada dia retrospectiva
VEJA
TAMBÉM