As negociações da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e dos sindicatos filiados, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), garantiram acordos em nove grupos patronais com reajuste salarial de pelo menos 9%, acima da inflação do período da data-base, e a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).
Os acordos foram fechados no Grupo 2, Grupo 3, Grupo 8.2, Grupo 8.3, Sindratar, Sindifupi, Siniem, Sifesp e Sindicel. Com isso, 90% da base do SMetal, aproximadamente 39 mil metalúrgicos, conquistaram aumento real nos salários e a renovação dos direitos garantidos pelas CCTs.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, destaca o empenho dos dirigentes sindicais para garantir avanços na Campanha Salarial. “O cenário das negociações foi bastante difícil e ainda tiveram medidas eleitoreiras do governo federal que impactaram na nossa data-base. Tudo isso se apresentou como um grande desafio para chegar a essas propostas, que trazem reajuste acima da inflação e sem parcelamento, diferente do como queriam os empresários”.
Silvio Ferreira, secretário-geral do Sindicato, explica que a direção do SMetal vai pautar as fábricas da base para ampliar as conquistas da Campanha Salarial. “Como aconteceu no ano passado, nosso trabalho não acaba com o fechamento dos acordos. Onde tivermos margem, vamos buscar meios para ampliar a valorização dos metalúrgicos. Isso pode ser aumentando o reajuste ou na melhoria de algum benefício. Nosso compromisso é buscar sempre mais para a categoria e vamos à luta nesse sentido. Podem sempre ter certeza que o Sindicato está à disposição para isso”.
CONFIRA COMO FICOU EM CADA GRUPO: