SINDICATO CIDADÃO

1°de maio: Banco de Alimentos e SMetal entregam mais de 100 cestas básicas

Ocupação Tereza de Benguela, no bairro Capoavinha, em Votorantim, foi atendida com mais de uma tonelada de alimentos doados. No local, vivem aproximadamente 120 famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar

Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Moradores da ocupação Teresa de Benguela receberam cestas básicas

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), fizeram a entrega na manhã desta quarta-feira, 11, aproximadamente uma tonelada e meia de alimentos para 100 famílias que vivem na Ocupação Tereza de Benguela, no bairro Capoavinha, na cidade de Votorantim. A doação só foi possível graças à solidariedade das mais de 20 mil pessoas que deixaram sua contribuição na tenda do Banco de Alimentos durante o evento do 1° de Maio de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Leandro Soares, presidente do SMetal, reforça a importância do resultado. “Para o sindicato é um orgulho ser fundador e continuar apoiando o Banco de Alimentos. Somos um Sindicato Cidadão, sabemos que só com iniciativas assim é que vamos garantir pelo menos o prato de comida na mesa dessas famílias. Infelizmente temos que cumprir um papel que o governo não cumpre, aliás, o governo que está aí hoje só retira direitos e dificulta a vida de quem só busca um trabalho e o mínimo de dignidade”, conclui.

No local, vivem aproximadamente 120 famílias em situação de vulnerabilidade. Para Luciane Siqueira, líder na comunidade, a entrega traz alívio. “Estávamos precisando muito, as pessoas aqui ainda têm muita dificuldade, temos mais de 100 crianças, além de idosos e pessoas com deficiência. O Banco de Alimentos está sempre presente em nossa comunidade, isso há mais de 3 anos, e todos ficamos muito agradecidos pela ajuda que a gente recebe. Também tenho que agradecer o sindicato, porque é por causa deles e das pessoas que doaram que esses alimentos chegaram aqui”, conclui.

Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Moradores levaram para casa alimentos doados no 1° de Maio de Luta

A assistente social do BAS, Meire Elen Rodrigues, ressalta que as doações diminuíram muito e por isso toda ajuda é importante. “Desde o ano passado nós estamos sentindo uma redução enorme nas doações. A situação da pandemia melhorou com a vacinação, mas o desemprego e a fome ainda estão aí, as pessoas precisam de ajuda. Hoje só temos o apoio do SMetal, e sem ele não estaríamos aqui”, reforça.

Meire também aproveita para lembrar sobre a importância das doações “Pedimos que quem puder ajudar, entre em contato com a gente. Aceitamos desde doação em dinheiro, como alimentos e até parcerias com empresas”, explica.

Para doar

Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo whatsapp (15) 97400 0206. Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

Para acompanhar o trabalho do BAS, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.

1demaio Alimentos bancodealimentos capoavinha diadotrabalhador diadotrabalho doação ocupação SMETAL solidariedade Sorocaba