Busca
As meninas de Ibiúna

151 fotografias das estudantes presas no Congresso de Ibiúna

Cerca de mil estudantes haviam comparecido ao 30º Congresso da UNE. O encontro acontecia num sítio, na cidade de Ibiúna, localizada a 70 Km de São Paulo

Documentos Revelados

Cerca de mil estudantes haviam comparecido ao 30º Congresso da UNE. O encontro acontecia num sítio, na cidade de Ibiúna, localizada a 70 Km de São Paulo.

Com poucos alojamentos, sem muita estrutura, muitos estudantes dormiam no chão de barro, em barracas improvisadas, em meio à lama, por causa do tempo chuvoso.

Porém, a polícia ficou sabendo da localização do Congresso, planejando a invasão ao sítio bem cedo pela manhã, antes que houvesse a realização da eleição. Inúmeros soldados da PM e do DOPS chegaram atirando com balas de festim.
Muitos universitários ainda dormiam nas barracas, outros tomavam café, todos foram pegos de surpresa. Não houve resistência.

Rapazes e moças saíram enrolados em cobertores, sujos de lama, andando pelas ruas até a Cooperativa Agrícola de Cotia, onde aguardavam ônibus, caminhões e kombis, que os levariam até a cidade de São Paulo.

ABAIXO SEGUE O LINK PARA ACESSAR AS FOTOGRAFIAS DA MENINAS DE IBIUNA EM PDF E EM JPG

http://pt.scribd.com/doc/216510451/Mulheres-i-Biu-Na

tags
151 fotografias das estudantes presas no Congresso de Ibiúna CENSURA Ditadura ditadura 1964 ditadura militar DOPS DO ESTADO DOPS DOS ESTADOS FORÇAS ARMADAS MOV.ESTUDANTIL Repressão
VEJA
TAMBÉM