Busca
Busca
Campanha Salarial

11,50%: trabalhadores da Kanjiko conquistam aumento real nos salários

Os metalúrgicos também terão 12,50% a mais no vale compras, retroativo a outubro; negociação do SMetal buscou a valorização dos salários e benefícios para além das conquistas da Campanha Salarial 2021

Imprensa SMetal

Depois de um intenso processo de negociação, os trabalhadores da Kajiko conquistaram 11,50% de reajuste salarial. O valor repõe a inflação de 10,42% e traz 0,98% de aumento real nos salários dos metalúrgicos retroativo a setembro deste ano.

Além disso, a busca pela valorização promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiu o aumento de 12,50% no vale compras, retroativo a outubro 2021 e um vale cesta extra em abril do próximo ano.

Os trabalhadores da Kanjiko já haviam conquistado 10,50% de reajuste, que foi aprovado em assembleia realizada eletrônica e presencialmente entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro. Mesmo assim, o SMetal pautou a empresa para buscar a valorização dos salários e benefícios.

“A Campanha Salarial, como sempre, foi bastante difícil. As bancadas patronais queriam parcelar o reajuste em até três vezes e retirar direitos. Tivemos que lutar bravamente para não permitir que isso acontecesse e para renovar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que garantem importantes direitos”, explica Leandro Soares, presidente do SMetal.

Silvio Ferreira, secretário geral do Sindicato, ressalta que, tão logo foi finalizada a votação das propostas da Campanha Salarial, o Sindicato pautou a empresa para buscar mais avanços. “Primeiro, garantimos o reajuste sem parcelamento e as CCTs, para preservar direitos. A partir disso, iniciamos a negociação com a Kanjiko para a valorização dos salários e benefícios, um compromisso que a diretoria do SMetal assumiu com os trabalhadores e, depois de um intenso processo de negociação, chegamos a esse resultado exitoso”.

Para o CSE da Kanjiko, “essa conquista só vem para reforçar o comprometimento do SMetal com a categoria metalúrgica, aproximando cada vez mais o trabalhador ao nosso espírito de luta. Com uma negociação como esta, o Sindicato mostra valorização dos trabalhadores, ao contrário do (des)governo federal”.

Categoria com reajuste e direitos

Até o momento, cerca de 90,5% dos metalúrgicos da base do SMetal conquistaram reajuste igual ou superior a inflação de 10,42%. São cerca de 36 mil trabalhadores com acréscimo nos salários, pago em uma única parcela e retroativo a 1º de setembro, num montante que tem o potencial de injetar cerca de R$ 16,5 milhões por mês na economia local e regional.

tags
campanha salarial 2021 dissidio 2021 fem/cut Kanjiko reajuste salarial SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM