O 1º de Maio de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está de volta. A data cai num domingo e promete oferecer serviços e shows incríveis com acesso gratuito para todos, das 14h às 22h, no Parque das Águas.
O show mais esperado é o do rapper, cantor e compositor brasileiro Emicida. Considerado uma das maiores revelações do hip hop do país nos anos 2000. Em 2019, lançou o projeto Amarelo que compõe de um álbum de mesmo nome, podcast, além de um documentário e um show ao vivo.
AmarElo venceu o Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Alternativa em Língua Portuguesa, que também teve a canção, de mesmo nome, entre as indicadas como Melhor Canção da Língua Portuguesa.
Outra grande atração é Francisco el Hombre, uma banda brasileira formada em 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte. Foi indicada ao Grammy Latino em 2017 por melhor canção em língua portuguesa pela canção “Triste, Louca ou Má”.
Com mais três membros brasileiros de nascença, o quinteto mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Latina, com base na experiência dos irmãos em viagens no continente, resultando em música cantada tanto em português como em espanhol e inglês.
Para Leandro Soares, presidente do SMetal, é momento de celebrar. “Temos muito orgulho dessa festa. Depois de dois anos de pandemia, muitas perdas e restrições, finalmente poderemos nos reunir e comemorar esse dia tão importante de luta e resistência para os trabalhadores e trabalhadoras. Vamos fazer uma festa incrível, com grandes nomes, como o Emicida, outros ritmos para agradar toda a família, e ainda oferecer serviços à população sorocabana que divulgaremos em breve”.
Mais música
Outra atração que promete agitar o 1° de Maio é a dupla sertaneja Luca e Marcelo, formada por dois amigos de infância que cresceram juntos e, desde 2018, estão na estrada. Em setembro de 2021, a dupla entrou em estúdio junto com o grande sambista, Xande de Pilares, para gravar um “pagonejo” – mistura musical que está chamando a atenção no cenário musical.
Luca e Marcelo já colecionam um portfólio que conta com 12 músicas autorais. Do tradicional modão até o sertanejo raiz, eles prometem tocar no coração com música de qualidade. Aliás, além de músico, Marcelo é dirigente sindical do SMetal e trabalha na Toyota do Brasil.
Para quem gosta de um bom samba, pode contar com a alegria contagiante de Flavinho Batucada. Com 24 anos de carreira, o músico é natural de Recife e idealizador de vários projetos de samba, como o Conexão Zero15 e o Coletivo Samba Sorocaba. O ‘Batucada’ remete ao início da carreira nos anos 90, quando desenvolveu uma peculiar forma de traduzir nos instrumentos musicais, as influências do pagode, do manguebeat e de ritmos pernambucanos e latinos.
Em dezembro de 2020, ele lançou seu primeiro EP “Tempero da Dona Ceci”, em homenagem a sua tia, que está disponível nas plataformas digitais e em 2021, o DVD “Referências, do Grupo Raça ao Fundo de Quintal”. Além das obras autorais, o projeto traz registros de clássicos dos sambas que serviram de referência pra construção e história de luta de Flavinho Batucada.
Serviços para população
Além de diversão, a produção do 1°de Maio está preparando diversos serviços para atender a população sorocabana. Todas as atrações serão confirmadas nas redes sociais @smetalsorocaba e aqui no Portal SMetal.
Continue acompanhando nossas notícias!