O 1º de Maio de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal), vai movimentar o domingo do sorocabano. Além de shows incríveis com artistas locais, a banda Francisco, el Hombre e o rapper Emicida fecham a noite no Parque das Águas.
O evento é gratuito, mas o público é convidado a doar 1kg de alimento não-perecível para o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), entidade que trabalha no combate à fome há mais de 15 anos na cidade. A festa de resistência acontece a partir das 14h e tem previsão de encerramento às 22h.
A festa também oferecerá diversos serviços. Neste ano, haverá orientação e distribuição de kit testagem de HIV e outras IST’s (das 16h às 20h); orientação e regularização do título de eleitor, com os jovens do Levante Popular da Juventude de Sorocaba e Espaço Pet, com a instituição “Rock your pets” que vai promover doação de cães e gatos e a arrecadação de ração para o abrigo.
Para Leandro Soares, presidente do SMetal, 1°de Maio é um dia de luta. “Estávamos com saudades de celebrar com uma grande festa, e nada melhor do que o Dia do Trabalhador para fazer isso. Depois de dois anos de perdas e restrições por causa da pandemia, convidamos todos trabalhadores de Sorocaba para lutar, resistir e comemorar seu dia com o sindicato. E o melhor, gratuitamente e com um ambiente adaptado para receber toda família!”.
A estrutura do evento conta com parque de brinquedos para as crianças, Espaço Bebê com fraldário e área para amamentação, praça de alimentação com comidas e bebidas não alcoólicas, além de sanitários e ambulância.
Música e resistência
O show mais esperado é o do rapper, cantor e compositor brasileiro Emicida, considerado uma das maiores revelações do hip hop do país nos anos 2000. Em 2019, lançou o projeto AmarElo que compõe de um álbum de mesmo nome, podcast, além de um documentário e um show ao vivo.
AmarElo venceu o Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Alternativa em Língua Portuguesa, que também teve a música, de mesmo nome, entre as indicadas como Melhor Canção da Língua Portuguesa.
Outra grande atração é Francisco el Hombre, uma banda brasileira formada em 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte. Foi indicada ao Grammy Latino em 2017 por melhor canção em língua portuguesa pela música “Triste, Louca ou Má”.
Com mais três membros brasileiros de nascença, o quinteto mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Latina, com base na experiência dos irmãos em viagens no continente, resultando em música cantada tanto em português como em espanhol e inglês.
Atrações locais
Para completar a festa, vários cantores e bandas locais foram convidados para o palco. São eles: Luca & Marcelo, Teresa Baddini, banda Karminda, X4 Hip Hop, Fernanda Teka e Flor Maria e Flavinho Batucada; ritmos variados, com muita brasilidade e repertórios autênticos e que vão agradar todo o público.
Os shows terão início às 14h e acontecem durante todo o evento, que tem previsão de término às 22h.
Mais ônibus
O público do 1° de Maio de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), vai contar com uma quantidade maior de ônibus na linha 19 – Vila Progresso que leva até a região do Parque das Águas, no próximo domingo. A Urbes, responsável pelo tráfego e trânsito na cidade, vai ampliar o atendimento para o conforto dos usuários de acordo com a necessidade.
Os veículos saem da plataforma 2, no ponto G do Terminal Santo Antônio. O último ponto da linha fica na Avenida Arthur Bernardes, bem ao lado do parque.
Sindicato Cidadão
Foi pensando no trabalhador e na trabalhadora além da fábrica que nasceu, há quase 30 anos, o conceito Sindicato Cidadão. Desde então, muitas lutas foram enfrentadas, vitórias foram conquistadas e o Sindicato dos Metalúrgicos esteve sempre ao lado das principais iniciativas populares, não só em Sorocaba e região, como também em todo o país.
O princípio de Sindicato Cidadão, criado pelo SMetal, é sempre atuar para além do chão da fábrica, envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras em ações em defesa de direitos sociais, como cultura, educação, esporte, entre outras.
Para saber mais sobre o evento, siga nossas mídias sociais @smetalsorocaba.