Um acordo de troca de dias de trabalho foi aprovado na Ibrafer, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 7. Diante disso, ao invés de folgar no feriado do aniversário de Sorocaba, no dia 15 de agosto, os metalúrgicos não irão trabalhar na sexta-feira, 16.
Acordos como este são celebrados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) para que os trabalhadores tenham folgas ininterruptas, emendando-as ao fim de semana.
Para o diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a fábrica, Antônio Welber Filho (Bizu), propostas como esta garantem o bem-estar dos trabalhadores.
“Estamos sempre atentos às formas de promover a saúde do trabalhador”, ressalta.
A Ibrafer fabrica máquinas e equipamentos, tem cerca de 110 trabalhadores e fica no Jardim Vergueiro, em Sorocaba.
Campanha Salarial 2024
Outro assunto tratado durante a assembleia foi a Campanha Salarial 2024. A menos de um mês da data-base da categoria metalúrgica, em 1º de setembro, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) já realizou cerca de 20 reuniões de negociação com os grupos patronais.
Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.
Entre agosto de 2023 e junho deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou em 3,58%. A reivindicação da categoria é que os salários sejam reajustados acima do acumulado até agosto deste ano.
“Além do reajuste, a Campanha Salarial também tem como objetivo renovar cláusulas sociais que são fundamentais para ampliar os direitos dos metalúrgicos, por isso a mobilização é fundamental neste momento”, afirma Bizu.
Confira a galeria de fotos