Por meio de requerimento de informação, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) cobra da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) respostas sobre atrasos na entrega e mudança de local a ser instalada a unidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro em Sorocaba. Segundo divulgado pela imprensa local, a unidade de saúde, anunciada nos últimos três anos no bairro do Mangal, agora será implantada dentro do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
“Desde a primeira promessa de entrega para 2010, vivemos um desperdício de tempo e de recurso público com as alterações do projeto”, critica Hamilton. Para o parlamentar, com a mudança de local anunciada em dezembro de 2012, o atraso para a entrega do Centro tende e se estender ainda mais. “Enquanto isso os pacientes que já poderiam estar sendo atendidos são penalizados pela falta de planejamento que tem pautado a atuação do Governo do Estado”.
No requerimento protocolado na última quarta-feira (10/4), o deputado pede à Seped informações oficiais de quando e onde será implantado o Centro. Caso seja confirmado que será construído junto ao CHS, a Secretaria deve informar qual a área e os valores já desembolsados pelo Estado nas obras de adequação do imóvel situado no bairro Mangal. “A nossa dúvida é porque os técnicos da Seped não analisaram e constataram logo que prometido, em 2008, qual o melhor local para a instalação da unidade de Saúde?”, questiona.
Cópias do cronograma das obras e do convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sorocaba também são cobradas da Secretaria. “Queremos saber ainda quais e quando os serviços estarão à disposição da população”, explica o parlamentar petista. Após o recebimento do requerimento, a Seped tem até 30 dias para responder aos questionamentos.
Rede Lucy Montoro
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa. A unidade de Saúde desenvolve serviços ambulatoriais e de retaguarda hospitalar para fisioterapia e reabilitação.
O foco é o público com lesão medular, amputação e má-formação, lesões encefálicas do adulto, paralisia cerebral e dor incapacitante, contando com protocolos e técnicas próprias, bem como tecnologias e equipamentos inéditos no Brasil. (Informações do Site da Rede Lucy Montoro).