O projeto ‘Alimentando a cidadania – capacitando lideranças’, promovido pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) inicia na quarta-feira, 24.
A iniciativa é inspirada em um dos pilares da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que envolve a formação e a capacitação. Os encontros acontecerão semanalmente até dezembro deste ano e serão de forma territorializada: serão seis turmas de 20 participantes, divididos em seis bairros de Sorocaba.
O presidente do BAS, Tiago Almeida do Nascimento, resgata que o princípio da entidade é lutar para transformar vidas.
“A fome é cruel, tira a dignidade das pessoas e por isso atuamos todos os dias. Mas quando podemos ir além, quando podemos estar junto da comunidade, formando suas lideranças e fomentando o conhecimento e o trabalho social, passamos do combate à fome para a transformação da realidade da comunidade”, afirma Tiago.
Como funciona
Cada território terá a realização de quatro aulas, isto é, durante um mês o BAS atuará em bairros diferentes. Em julho, o projeto será realizado na Associação de Moradores do da Vila Helena e também contemplará moradores dos territórios dos CRAS Nova Esperança e Ipiranga.
Em agosto, a iniciativa será desenvolvida na região dos territórios da Zona Norte, com a participação de pessoas dos bairros Vitória Régia, Laranjeiras e Habiteto.
Já no mês de setembro, o projeto será voltado para pessoas dos bairros Carandá e São Bento.
Pessoas dos distritos de Aparecidinha e Brigadeiro Tobias poderão participar do processo de formação no mês de outubro.
No mês seguinte, o ‘Alimentando a Cidadania’ será voltado para as regiões Sul e Leste da cidade de Sorocaba.
Para encerrar o projeto, pessoas do bairro Cajuru poderão se somar. No decorrer do projeto o BAS irá informar os locais de capacitação.
Como participar
Para participar das turmas do projeto, é possível se inscrever diretamente nas entidades, ou entrando em contato com o BAS pelo telefone 15 97400-0206.
Conheça o BAS
O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma entidade criada em dezembro de 2005 pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome.
Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 97400 0206. Caso haja interesse de colaborar com dinheiro, a chave do PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.