O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma data que nos lembra da importância de lutarmos por um ambiente de trabalho seguro e digno para todos os trabalhadores.
De janeiro a junho deste ano, foram pelo menos 168 casos de acidente, com base nas Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) recebidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Sem contar as famílias dessas vítimas, que têm suas vidas transformadas no pior sentido possível.
Esta edição da Folha Metalúrgica tem como objetivo mostrar para você, metalúrgico e metalúrgica, que se não trabalharmos para prevenir os acidentes, as consequências são graves.
Para o SMetal, ‘luto’ é verbo. E para que nossa luta seja efetiva, contamos com cada metalúrgico e metalúrgica para fortalecermos todas as medidas de prevenção necessárias. E nós, enquanto Sindicato, fazemos a nossa parte em orientar e formar a categoria.
Em 2023, organizamos o 1º Fórum de Saúde do SMetal e um encontro de cipeiros, que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA).
Além disso, entendendo que a pauta de saúde do trabalhador é prioridade, o SMetal assumiu a pasta da secretaria de saúde da CUT-SP. Outra medida é que, desde 2023, realizamos o projeto Rede Vida Viva, que tem como objetivo conscientizar os trabalhadores em relação à saúde e segurança.
A vida humana vale mais do que qualquer lucro. As empresas precisam entender que investir em segurança é também investir em produtividade e sustentabilidade a longo prazo. Trabalhadores seguros e saudáveis são mais eficientes, motivados e comprometidos com seus empregos.
Não podemos aceitar que vidas sejam ceifadas por falta de medidas preventivas e de fiscalização. É inadmissível que um filho tenha que se despedir do pai ou da mãe, pela manhã, sem a certeza de que retornará ao final de um dia de trabalho por algo que pode ser evitado.
Precisamos fortalecer os instrumentos de fiscalização e garantir que as punições para o descumprimento das normas de segurança sejam aplicadas com rigor. A prevenção de acidentes deve ser uma prioridade absoluta, e não apenas uma formalidade. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais seguro, em que o respeito à vida e à integridade física de cada trabalhador seja um pilar, pois a vida vale muito mais que o lucro.