O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na tarde desta última terça-feira, dia 02, na assembleia comemorativa que celebrou os 25 anos da histórica greve na fábrica da Volkswagen em São Carlos.
O evento reuniu trabalhadores da fábrica, sindicalistas e representantes de diversas entidades representadas pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) para relembrar e homenagear uma das lutas mais significativas da classe trabalhadora na região.
A greve de 1999 foi um marco na história do movimento sindical brasileiro. Por 15 dias, os trabalhadores da Volks paralisaram suas atividades em busca de melhores condições de trabalho e reajustes salariais, enfrentando a resistência da empresa e a repressão das forças policiais. A mobilização culminou em conquistas importantes para os trabalhadores, servindo de exemplo para diversas categorias em todo o país.
Durante a assembleia, Leandro Soares, presidente do SMetal, ressaltou a importância da organização dentro do local de trabalho e a representação do sindicato dentro da fábrica.
“A greve da Volkswagen nos mostra que a organização no local de trabalho é fundamental para alcançarmos nossas metas. Conquistas só são possíveis com trabalhadores organizados e mobilizados. Com uma categoria unida, ficamos mais fortes e garantimos uma melhor relação entre capital e trabalho”, afirmou.
Ainda durante a assembleia, Erick Silva, trabalhador na Volkswagen e presidente da FEM/CUT-SP, reiterou a importância da mobilização dos trabalhadores.
“Quando nos unimos em prol de um objetivo comum, conseguimos enfrentar desafios que, individualmente, seriam insuperáveis. A história da greve da Volks é a prova de que, juntos, somos mais fortes e capazes de transformar a realidade do nosso ambiente de trabalho e da sociedade como um todo.”
A importância do CSE nas fábricas
Neste mesmo sentido de organização no local de trabalho, nas fábricas, o Comitê Sindical de Empresa (CSE) tem um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho justo, seguro e colaborativo. Esses comitês funcionam como uma ponte entre trabalhadores e administração, assegurando que as vozes dos empregados sejam ouvidas e respeitadas.
Leandro Soares finaliza dizendo: “O SMetal adota essa prática que visa promover um ambiente de trabalho mais justo e seguro, melhoram as condições de trabalho e asseguram que os direitos dos empregados sejam defendidos. É através do diálogo e da colaboração de ambas as partes que conseguimos construir um local de trabalho mais harmonioso e produtivo, beneficiando os interessados”.