Busca
Busca
NEGOCIAÇÃO

Trabalhadores da ZF aprovam proposta de PPR em assembleia

Assembleia que apresenta o valor do Programa de Participação nos Resultados foi realizada nesta terça-feira, dia 25, com os trabalhadores da planta 1 e 2

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

A ZF do Brasil fica na Zona Industrial de Sorocaba e fabrica peças automotivas.

Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) aprovaram em assembleia realizada nesta terça-feira, 25, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2024 com os trabalhadores da ZF planta 1 e 2.

O benefício que teve um aumento de 12,70% em relação ao valor fechado no ano anterior deve ser pago em duas parcelas, sendo que a primeira representa 75,22% do valor aprovado.

Para Fábio Rossy, membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE), “esse incremento representa um significativo avanço na valorização dos trabalhadores na empresa e reflete os esforços conjuntos da comissão de PPR e do Sindicato em prol de melhores condições e reconhecimento do trabalho desempenhado pelos metalúrgicos e metalúrgicas”.

Para ele, “o CSE desempenha um papel essencial na representação dos interesses dos funcionários dentro das fábricas, sendo o elo direto entre os trabalhadores e a direção das empresas”.

Durante a assembleia, Leandro Soares, presidente do SMetal e trabalhador na ZF, ressalta que, no novo cenário de constantes transformações no mercado de trabalho, a relação entre sindicatos e empresas se destaca como um pilar essencial para garantir os direitos e o bem-estar dos trabalhadores.

“Um sindicato que mantém uma relação saudável com as empresas é capaz de atuar de maneira mais eficaz na defesa dos interesses não só de seus associados, mas de todos os trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho justo e equilibrado”, destaca.

O presidente do SMetal também lembra que, tradicionalmente, a relação entre sindicatos e empresas é vista como adversarial, marcada por disputas e negociações tensas. “No entanto, um modelo de colaboração mútua tem se mostrado mais eficiente na resolução de conflitos e na obtenção de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores”.

Nesse mesmo sentido, Leandro diz que: “ver o resultado positivo dessas negociações nos dá ainda mais motivação para continuar dando o nosso melhor. Saber que nosso esforço é reconhecido e traz melhorias na vida dos trabalhadores na nossa categoria nos faz sentir mais valorizados e respeitados”.

A campanha salarial de 2024 já começou

Os sindicatos ligados à FEM-CUT/SP já entregaram as pautas de reivindicações da categoria do estado de São Paulo aos grupos patronais e estão em fase de negociação.

Neste ano, com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

“Na ZF, acabamos de aprovar o PPR. Nos próximos dias, retomaremos as negociações para garantir uma campanha salarial vitoriosa para os metalúrgicos e metalúrgicas”, finalizou o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Trabalhadores da ZF aprovam proposta de PPR em assembleia
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

tags
fábio rossy Leandro Soares PPR ZF
VEJA
TAMBÉM