Busca
Busca
Saúde do trabalhador

SMetal participa de Encontro Nacional da Plataforma Rede Vida Viva

A Rede é uma organização internacional, que busca fortalecer a organização dos trabalhadores em defesa da vida, da saúde e dos empregos

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Divulgação

Além de Saldanha, também participou da atividade, representando o SMetal, Wellington Alves da Silva (Paraíba), do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Prysmian.

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participaram, entre os dias 17 e 19 de maio, de um Encontro Nacional da Plataforma Rede Vida Viva, realizado no ABC.

A atividade contou com a participação de cerca de 15 sindicalistas, representantes de sindicatos de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.

Ao longo dos três dias de atividade, foram levantadas discussões e ferramentas referentes à saúde do trabalhador. Além disso, os dirigentes participaram da comemoração dos 40 anos da Comissão de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Químicos do ABC (Comsat), realizada no sábado, 18.

Ao fim das discussões, os sindicalistas realizaram um planejamento de atividades nos estados em conjunto da Plataforma, como formações, aplicação das metodologias estudadas, próximas reuniões e a realização de um encontro internacional, previsto para novembro.

O diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Júnior Saldanha, o encontro teve como objetivo compreender como as metodologias da Rede têm sido aplicadas na base, como foi o caso da Toyota e o Grupo Gerdau em Sorocaba, além de promover integração entre categorias, como metalúrgicos, professores, químicos e petroleiros, por exemplo.

“Percebemos que a maioria das doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho são as mesmas e precisamos dialogar com o trabalhador para que compreendam como elas se desenvolvem”.

O diretor ainda reforça o papel dos cipeiros, aqueles que participam das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), que não devem se candidatar apenas pela estabilidade garantida, mas que têm uma responsabilidade em ajudar a evitar acidentes nas fábricas.

Além de Saldanha, também participou  da atividade, representando o SMetal, Wellington Alves da Silva (Paraíba), do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Prysmian.

A partir do planejamento realizado, ficou apontado um novo encontro para o mês de agosto.

A Rede Vida Viva

A Rede Vida Viva é uma organização internacional que reúne sindicatos de diversas categorias no Brasil e outros países, como Colômbia, Moçambique e mais recente o Canadá, que buscam fortalecer a organização dos trabalhadores em defesa da vida, da saúde e dos empregos, através de métodos e ferramentas que priorizam a participação e valorizam o saber das trabalhadoras e trabalhadores.

A Plataforma Brasil reúne representantes de cada estado para planejar e organizar as ações da Rede Vida Viva em âmbito nacional e internacional, considerando cada momento conjuntural e o papel do movimento sindical. 

*Com informações da Rede Vida Viva e da CNM/CUT

tags
prevenção rede vida viva saúde segurança
VEJA
TAMBÉM