A prefeitura de Sorocaba confirmou nesta segunda-feira, dia 4, que a fábrica da Case New Holland (CNH), na zona industrial da cidade, foi multada pela Seção de Controle de Zoonoses por manter potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A inspeção à fábrica foi feita na última sexta-feira, dia 1°, sete dias após o vereador Izídio de Brito (PT) ter protocolado na secretaria de Governo um pedido de “fiscalização imediata” do local. O parlamentar tomou a providência após ser procurado por trabalhadores da CNH que denunciaram a presença de centenas de pneus depositados em local descoberto.
De acordo com a Seção de Controle de Zoonoses, a equipe encontrou pneus expostos ao tempo, paralamas de colheitadeiras, caixa da água descoberta e lonas plásticas com água acumulada e larvas de mosquitos.
Além de fazer tratamento dos objetos com larvicidas e orientar os funcionários para evitar o acúmulo de água de chuva nos objetos, os agentes da Zoonoses autuaram a empresa de acordo com a Lei Municipal 8.354/2007 artigos 38, 39 e 40. Em síntese, os artigos da Lei, desrespeitados pela empresa, punem quem permitir a proliferação de mosquito, mantiver acúmulo de materiais e locais que propiciem a proliferação do mosquito e não aplicar periodicamente larvicidas nesses casos.
De acordo com a lei municipal, a multa pode ser aplicada com valores de R$ 55,00 a R$ 700,00. O valor exato da multa aplicada à CNH não foi divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom).
Atendimento prejudicado
Sobre o tempo de espera de sete dias entre a denúncia e a vistoria, visto que Sorocaba está “em estado de emergência” por causa do surto epidêmico de Dengue, a Zoonoses afirmou, por meio de nota da Secom, que “o pronto atendimento das denúncias fica prejudicado devido ao grande número de reclamações neste período”. O orgão, porém, ressalta que todas as reclamações são registradas e as equipes da Zoonoses visitam os locais denunciados.
A Zoonoses informou ainda que retornará à fábrica 30 dias após a autuação para nova vistoria.